Conscientizar os jovens sobre o a importância da solidariedade e do engajamento social. Esse é o principal objetivo do Concurso de Redação que irá reunir alunos de escolas judaicas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Promovido pela Fundação ARYMAX, a II Edição de Concurso de Redação Alef – Antonieta e Leon Feffer – irá envolver alunos do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) e mobilizará pais, professores e orientadores das escolas para debaterem a participação e engajamento comunitários, empreendedorismo e responsabilidade social, que são questões essenciais do presente e para o futuro de uma sociedade mais justa.

O tema escolhido para este ano é “A Verdadeira Rede Social”. Não se trata aqui de uma menção às redes sociais virtuais, como o Facebook ou Twitter, mas sim a todas as relações que integram pessoas e instituições e que facilitam o ato de fazer o bem.

Em uma etapa inicial, a ARYMAX realizou um encontro em São Paulo e outro no Rio de Janeiro com representantes das escolas convidadas para a divulgação do evento. O intuito foi ressaltar a importância da adesão de todas para a formação de uma comunidade jovem atuante e comprometida com o desenvolvimento da cidadania e do judaísmo no país. Cada escola terá autonomia para decidir a melhor forma de trabalhar. Dessa maneira, a proposta pode ser realizada de forma segmentada ou em projetos interdisciplinares. O evento de premiação está previsto para acontecer no dia 05 de dezembro – Dia Internacional do Voluntário.

A estimativa é de que participem cerca de 800 alunos das escolas convidadas: Sociedade Hebraico Brasileiro Renascença (SP); Colégio Bialik (SP); Colégio I.L. Peretz (SP); Colégio Iavne-Beith Chinuch (SP); Associação Beneficente Cultural Lubavitch (Gani/Lubavitch/Yeshivá) (SP); Colégio Beit Yaacov (SP); Colégio Eliezer Steinbarg – Max Nordau (RJ); Colégio Israelita Brasileiro A. Liessin – Sholem Aleichem (RJ); Colégio TTH Bar Ilan (RJ); e Instituto de Tecnologia ORT (RJ).

A I Edição, realizada em 2010, cujo tema foi “Não Se Deve Viver Só Para Si”, contou com a participação de cinco escolas judaicas de São Paulo, com mais de 200 alunos inscritos. Foram premiadas 30 redações em um grande evento realizado na noite de Chanucá, no auditório da B’nai B’rith.

Alunos premiados em 2010