Saul Singer e Jayme Blay abriram a Semana do Empreendedorismo Criativo na Livraria Cultura - Foto: Eliana Assumpção

Em visita ao Brasil, à convite da Câmara Brasil Israel, da Livraria Cultura e da ClearSale, Saul Singer, co-autor do best seller Nação Empreendedora: O milagre econômico de Israel e o que ele nos ensinou (Start Up Nation), cumpriu uma extensa agenda e participou de diversos encontros com empresários e empreendedores, entre os dias 23 e 26 de abril, em São Paulo.

Um dos pontos altos da visita foi sua participação na Semana do Empreendedorismo Criativo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, quando Saul foi recebido por Pedro Herz e Sergio Herz, e proferiu a palestra de abertura do evento, juntamente com o presidente da Câmara Brasil Israel, Jayme Blay, deu detalhes sobre o tema de seu livro, que explica como Israel – um país de 7.1 milhões de pessoas, com somente 63 anos de existência, cercado de inimigos, em constante estado de guerra desde a sua fundação, sem nenhum recurso natural – produz mais companhias start-up (iniciantes) do que nações maiores, estáveis, pacíficas, tais como Japão, China, Índia, Coréia, Canadá e Inglaterra.

O autor participou de palestras no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), no J LIDE (grupo de jovens líderes empresariais) e na Bittencourt Inteligência e Redes de Negócios, onde participou do 3o Fórum Internacional de Franquias e Negócios, além do Colégio Renascença e da Congregação Israelita Paulista (CIP), e visitou empresas como Rio Bravo, Wayra Brasil, Accenture, Itautec, HSM, WCT e Monashees Gestão de Investimentos.

Singer também se reuniu com jovens empreendedores no Restaurante Aguzzo, e participou de um almoço com importantes empresários, como Michel Klein, da Casas Bahia, Hugo Marques da Rosa, da Método Engenharia, Meyer Wajner, do Itau – Unibanco, Nicolás Lódola, da Teva, Julio Sampaio, presidente da Associação Alumni, realizado pela Câmara Brasil Israel de Comércio e Industria em parceria com a Associação Alumni, na Figueira Rubaiyat.

Em todos os eventos, uma mesma pergunta foi feita. Como a experiência das start ups israelenses pode ser aplicada no Brasil? “O Brasil tem muita energia criativa. A burocracia, os impostos e as dificuldades impostas pelo governo, não devem ser impedimento para o empreendedorismo. O governo deveria facilitar a vida dos empreendedores, mas não adianta sentar e ficar esperando. Os brasileiros tem o ingrediente certo para o empreendedorismo e não devem ter medo de falhar”, destacou Saul.

Para Jayme Blay, “o jornalista israelense teve contato com diversos públicos, alunos de escolas e universidades, empresários e empresas iniciantes, e outros já consagrados e de grande destaque, e desta maneira pôde conhecer um pouco mais da realidade brasileira e mostrar como Brasil e Israel podem se beneficiar de uma atuação integrada e aproveitar o que os dois paises têm de melhor, no melhor estilo das start ups, que é o do team work, ou seja, um trabalho de equipe entre Brasil e Israel”.

Saiba mais sobre o livro

“Nação Empreendedora – O milagre econômico de Israel e o que ele nos ensinou” – escrito por Dan Senor e Saul Singer tem o prefácio assinado por Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil- Israel de Comércio e Indústria (www.cambici.org.br).

Publicado em português, chinês, coreano, russo, francês, alemão, japonês, tcheco, búlgaro, turco, árabe, e hebraico, entre outros idiomas, Nação Empreendedora alcançou o topo da lista de best-sellers do New York Times e do Wall Street Jounal e é considerado uma cartilha para cada CEO que queira desenvolver a próxima geração de líderes e para as empresas que buscam crescer em meio às dificuldades econômicas atuais.