Mais de seis mil pessoas prestigiaram o Yom Israel, grande evento organizado pelo Federação Israelita do Estado de São Paulo e a A Hebraica, com organização dos movimentos juvenis e entidades universitárias para marcar as comemorações do 64º aniversário da Independência do Estado de Israel (Yom Haatzmaut).

Durante o Yom Israel a Hebraica esteve aberta a toda comunidade judaica com uma programação festiva, cultural e de lazer voltada para todas as faixas etárias com atividades como: palestras, mesas redondas, filmes, teatro, apresentações de danças e musicais, harkadot, comidas típicas, artes plásticas, brinquedos para as crianças e sorteios.

O evento foi finalizado com uma grande festa no Centro Cívico, com pronunciamentos de Mario Fleck, presidente da Fisesp, Moises Gordon, vice-presidente de A Hebraica, Ilan Sztulman, cônsul de Israel em São Paulo e Adrian Extrakt, diretor de Juventude da Fisesp, apresentação da Banda GPS e sorteio de uma passagem para Israel.

“Fazia muitos anos que a juventude de São Paulo não se reunia para festejar o aniversário de Israel aqui em São Paulo. Esta iniciativa da Federação foimuito importante e assinala um novo caminho nas relações entre as comunidades judaicas de Israel e de São Paulo”, declarou o cônsul Ilan Sztulman.

“O ponto alto deste comemoração foi a presença maciça da juventude judaica aqui na Hebraica. Nossa ideia foi a de marcar o Yom Haatzmaut com um grande evento feito pelos jovens e tivemos êxitoMinha sensação é a de dever cumprido”, frisou o presidente da Fisesp, Mario Fleck.

“Posso dizer que o sucesso do evento começou antes mesmo dele acontecer, quando toda a comunidade se reuniu em torno de uma grande comemoração para colocar Israel no centro da vida judaica. Também quero destacar que a realização deste evento partiu inteiramente da juventude. Tivemos um eventodemocrático e aberto para toda a comunidade. Para que haja uma identificação com o povo judeu, é preciso que haja primeiro uma identificação com a nossa comunidade”, finalizou o diretor de Juventude da Fisesp, Adrian Extrakt.

O Yom Haatzmaut (Dia da Independência), é o principal feriado nacional de Israel. Celebra a independência do país, marcada pelo fim do mandato britânico. É celebrado de acordo com o calendário judaico, no 5º dia do mês de Iyar. Pelo calendário gregoriano, adata da independência é 14 de maio de 1948. O principal costume dos israelenses no Yom Haatzmaut é reunir as famílias e os amigos e comemorar a data com churrascos ou piqueniques. Também há festas nas grandes cidades, onde o povo se reúne para ouvir shows de música e dança. A cerimônia oficial acontece no Monte Herzl, em Jerusalém.

Diversas atividades marcaram a comemoração do Yom Israel
As Harkadot agitaram a tarde do público presente ao Yom Israel
Debate sobre o futuro da comunidade judaica nos próximos 10 anos
Mario Fleck, Ilan Ssztulman, Ricardo Berkiensztat e Adrian Extrakt
A juventude foi a grande responsável pela organização do Yom Israel
Feira Cultural mostrou as oportunidades no Estado de Israel
O vereador Floriano Pesaro, ao lado de Jairo Roizen, Marc Tawil e Marcelo Secemski
As crianças pintaram o rosto com a bandeira de Israel
Criança escreve no paredão das mensagens