O secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Exterior, Nelson Fujimoto, esteve na última semana em Israel, onde participou da OCS National R&D Conference 2012, a maior feira de inovação de Israel e uma das maiores do mundo.

Como parte da visita oficial ao país, o secretário de Inovação do MDIC visitou a Universidade Hebraica de Jerusalém para conhecer de perto o modelo de investimento em inovação que já rendeu a pesquisadores do país prêmios Nobel nos últimos anos. Segundo ele, as instituições israelenses têm uma relação diferente com a inovação. “Formam mão-de-obra, mas seu principal objetivo é pesquisa e desenvolvimento em tecnologia e inovação. Trabalham em sistema de transferência de conhecimento para o setor privado”, apontou.

Sondada pelo secretário, as instituição demonstrou disposição em firmar convênios com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para participar do Programa Ciência Sem Fronteiras, que prevê a concessão de bolsas para 100 mil pesquisadores brasileiros estudarem em outros países. O secretário fará a ponte entre a Universidade Hebraica de Jerusalém e a Capes.

Nelson Fujimoto - secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Exterior (Crédito: Assessoria de Comunicação Social do MDIC)