Na semana passada, tive a oportunidade de visitar o Vaticano e me encontrar com sua Santidade, o Papa Bento XVI. Reproduzo como vocês, meus amigos, parte da experiência que vivenciei.

“Em minhas palavras ao Papa, enfatizei que independente da religião, católicos ou judeus, somos todos seres humanos e temos que estar cada vez mais unidos.

Sua Santidade expressou um sorriso muito afetuoso, comovente, algo meio inexplicável. Senti proximidade com Deus, sendo que desta vez apoiado por um líder que não faz parte da minha religião. O Papa fez menção ao bom convívio que os católicos mantêm com os judeus na América Latina. Lamentou atos discriminatórios e reconheceu que hoje a própria igreja é alvo de radicalismos que afrontam o direito às escolhas individuais”.

O meu desejo ao ouvi-lo era de poder compartilhar toda esta energia com vocês. O Einstein esteve presente e o desejo de saúde e de paz que ele me outorgou é o que faço questão de dividir com vocês. O Einstein foi criado pela comunidade judaica de São Paulo. Mantêm seus valores e seus princípios dentro desta tradição, mas soube crescer e servir a todos sem qualquer distinção.

Desejo a todos uma ótima semana, com o desejo agora sim, judaico-cristão de Shalom.