Lideranças da comunidade judaica celebram os avanços da Cátedra da Cultura Judaica da PUC SP

A Federação Israelita do Estado de São Paulo realizou na última quinta-feira (17), um almoço de confraternização com o Prof. Dirceu de Mello, Reitor da PUC SP e lideranças da comunidade judaica, celebrando os avanços da Cátedra da Cultura Judaica da PUC SP.

Instalada em novembro do ano passado, a Cátedra da Cultura Judaica da PUC-SP tem como objetivo a promoção de estudos diversos de relevância da Cultura Judaica, em aspectos como a língua hebraica, judaísmo bíblico e contemporâneo, políticas internacionais e história dos povos antigos.

Busca também criar instrumentos para a compreensão e fomento ao diálogo intercultural e fortalecimento do diálogo inter-religioso, assim como identificar e valorizar o papel das comunidades judaicas na formação sociocultural do Brasil, discutir a diversidade cultural, sob a temática da promoção de valores éticos a partir da perspectiva judaico-cristã; apoiar o desenvolvimento de pesquisas de demanda sobre judaísmo-cristianismo e a nacionalidade brasileira; articular ações entre os setores público, privado, universitário e governamental para a utilização de conteúdos de referência no ensino; sugerir a adoção de conteúdos e disciplinas de temáticas pertencentes aos estudos sobre cultura judaica nos cursos de graduação e pós-graduação, produzir a difusão de conhecimentos a respeito de cultura judaica, capacitar professores e alunos de escolas públicas e particulares de Ensino Médio com relação aos diálogos inter-religiosos, identificar e avaliar experiências internacionais e promover debates com dirigentes e sociedade.

Durante o almoço, José Luiz Goldfarb, presidente da cátedra falou sobre os três primeiros cursos oferecidos, que foram: A Poesia Bíblica, Cultura Judaica e História Judaica. “Estes três cursos livres, abertos à população serviram como uma espécie de aquecimento para o início dos cursos de graduação”, disse Goldfarb. “Isto é uma grande homenagem ao idealizador da difusão da cultura Judaica nas universidades brasileiras, Sr. Leon Feffer”, completou.

Também estiveram presentes no almoço, o presidente da Federação, Mario Fleck, o vice-presidente, Bruno Laskowsky, o vice presidente executivo, Ricardo Berkiensztat, o diretor institucional, Alberto Mikewitz; o presidente da Hebraica, Abramo Douek e seu diretor superintendente Gaby Milewsky, o cônsul de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman, a diretora do Centro da Cultura Judaica, Yael Steiner, a diretora da Fundação Ary Max, Ruth Goldberg, além de outras lideranças da comunidade judaica.

Mario Fleck e Prof. Dirceu de Mello