Em um domingo repleto de atividades, sob o tema ‘Meu Brasil Brasileiro’, os alunos da Educação Infantil expuseram o que aprenderam sobre ícones da cultura brasileira, como os músicos Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Toquinho, o fotógrafo Sebastião Salgado, o artesão Mestre Vitalino, os pintores Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

Pelo evento passaram cerca de mil pessoas, entre pais, parentes, professores e amigos, além de os próprios alunos – que tiveram uma manhã cheia de atrações.

A partir do tema transversal dos projetos pedagógicos realizados na Educação Infantil ao longo do semestre, o Peretz apresentou atividades nas áreas literária, artística e musical, como um teatro de bonecos “Portinari Pé de Mulato”. Logo no início da manhã, os músicos Eduardo Mederdrut e Alexandra Fujnami sensibilizaram os convidados ao som do violoncelo e violino, tocando músicas brasileiras.

Nas salas, uma variedade de belas instalações e até videoinstalações. Também, não faltaram cenários do Brasil – um retrato do Rio de Janeiro, com a representação do Pão de Açúcar, da praia e da famosa calçada da orla carioca; nossa cultura pernambucana, com obras de cerâmica inspiradas no Mestre Vitalino, chapéu de cangaço e sanfona.

Outros itens que atraíram um grande público foram uma oficina de criação de ímãs com símbolos judaicos, cooking class para ensinar as crianças a fazerem sanduíches e smoothies em inglês, entre outras. Já a feira de livros ofereceu vasta opção de obras, manhã de autógrafos e caricaturista para entreter os visitantes.

Outras turmas da escola estiveram envolvidas no evento. Houve bate-papo com o escritor de histórias infanto-juvenis Ilan Brenman, com alunos do Ensino Fundamental I. Houve premiação do ‘5º Concurso Literário Meyer Joseph Nigri’, de inglês e português, do Fundamental II e Ensino Médio. Essas turmas também participaram de atividades de RPG.

A praça de alimentação mereceu destaque. Ao som do sanfoneiro Armando Joaquim de Souza, não faltaram opções oferecidas, que retrataram também a multiculturalidade brasileira: sushis, falafel, cocada, brigadeiro, pão de queijo, burecas e bolos diversos. Para a venda dos doces e salgados, os alunos do Peretz se fizeram presentes e se dispuseram a trabalhar como voluntários com disposição e alegria, uma forma de contribuir com a Feira mostrando a importância do trabalho comunitário.

O diretor Carlos Dorlass e o Corpo Diretivo parabenizam e agradecem a todos pela magnífica Feira de Livros e Mostra de Projetos da Educação Infantil: “O sucesso deveu-se ao espírito de equipe e dedicação, que movem qualquer projeto pedagógico e com os quais contamos todos os dias”, afirmou Dorlass. Linda Blaj, diretora da Educação Infantil, complementa a importância da Mostra: “A satisfação das crianças ao mostrarem o que aprenderam e o orgulho da equipe em apresentar seus projetos fazem a diferença na educação”.