Com a presença da chaverá Zelda Prikladnicki, representando o Executivo Nacional, a Na’amat Pioneiras São Paulo comemorou em grande estilo, nesta terça-feira, 26 de junho, o Dia da Na’amat, com um evento que reuniu suas ex-presidentes, que foram homenageadas com o descerramento de uma placa com seus nomes.Estiveram presentes as ex -presidentes : Dora Brobow,Leia Hecht, Myrian Mau Roth, e Rachel Brand, assim como seus familiares e os familiares de ex- presidentes que não estão mais entre nós.

A cerimônia teve início com a exibição do vídeo “Memória Viva, realizado por Giovana Berezovsky, nora da vice-presidente Perola Branca Berezovsky, com o testemunho de fundadoras e ex-presidentes destacando as razões de seu engajamento comunitário e o significado de Na’amat em suas vidas. Foram entrevistadas: Augusta Halpern, Berta Zaterka, Dora Bobrow, Eliza Zitman, Geny Abuleac, Miriam Barzilai, Myrian Mau Roth e Rachel Brand.

Este vídeo é o primeiro de muitos que iremos realizar. “Com ele, queremos deixar para as gerações futuras a mensagem do que foi Na’amat quando de sua criação e o significado da Organização para cada uma delas”, destacou a presidente Miriam Doris Lilienfeld.

A professora Rachel Mizrahi, autora do livro “Imigrantes Judeus do Oriente Médio”, deu uma palestra sobre “Memória Comunitária”, onde deu detalhes de sua trajetória pessoal e profissional e destacou a importância da preservação da memória. “Temos que transformar a memória em algo realizável, seja um livro ou um filme, e é exatamente o que vocês fizeram hoje ao exibir o filme com os depoimentos das ex-presidentes”, destacou.

“Quero expressar minha felicidade em estar aqui com vocês festejando o Dia de Na’amat. Agradeço a recepção que tive aqui no Centro São Paulo e o carinho que recebi de todas. Quero expressar meu orgulho em pertencer a esta família Na’amat. Desejo que continuem com esse trabalho de grande importância para a comunidade local e de Israel”, destacou a representante do Executivo Nacional, chaverá Zelda Prikladnicki.

Giovana Berezovsky, idealizadora do vídeo Memória Viva e as chaverot homenageadas