A UNIBES – União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social –, em parceria com o Instituto George Mark Klabin, acaba de formar sua 33ª turma de jovens profissionais. São 320 pessoas entre 16 e 29 anos que passaram o último semestre adquirindo técnicas de Rotinas de Escritório, Hotelaria, Gastronomia, Eletricidade de Residências, Montagem e Manutenção de Computadores, Web Designer, Atendimento em Restaurante/Garçom, Atendimento em Cinema e Telemarketing. Agora, a instituição ajuda na busca pela colocação profissional desses jovens. Com uma rede de empresas apoiadora, que inclui nomes como Accor, Viena, Demarest & Almeida Advogados e Tozzini Freire Advogados (que pode contratar esses profissionais como Jovens Aprendizes, estagiários ou por meio da CLT), essa tarefa é possível, mas não o suficiente, já que não absorve toda a demanda que a instituição gera.

Os cursos, que tem duração média de 600 horas, ajudam esses jovens, pois muitas vezes as famílias dependem deles para compor a renda. Além desses cursos, são oferecidas a eles atividades extras, como teatro, shows e filmes, o que propicia a ampliação de seu universo cultural. “Também vale ressaltar o aspecto humano da relação com os jovens, pois é nesse campo que observamos o seu crescimento. No decorrer do curso percebemos o amadurecimento, o comprometimento com a proposta pedagógica, a construção de um projeto de vida, a mudança de comportamento, um olhar e uma postura mais crítica e criativa em relação ao contexto social”, diz Zenobia Duch, gerente da área da criança e do adolescente na UNIBES.

Para se ter uma ideia, a turma do segundo semestre de 2011, que formou 350 jovens, resultou em 65% deles empregados nos meses subsequentes. Além de ajudar na busca pelo emprego, a instituição ainda realiza um trabalho de acompanhamento de cada jovem ao longo de seu primeiro ano, visitando ambiente de trabalho e fazendo reuniões com eles e seus tutores, verificando de perto o desenvolvimento de cada um. Todo esse cuidado se reflete na qualidade dos profissionais. Um deles, Ewerton Camarano, formado em 2005 no curso de hotelaria, atualmente é gerente de um dos hotéis da rede Accor, em Santiago do Chile: “passei por três importantes hotéis em São Paulo, até ser convidado a trabalhar no Chile. Durante todo esse caminho, minha vida mudou completamente. Passei de um momento em que não sabia o que queria para minha carreira para um momento com muitos sonhos e muitos horizontes à frente”.

As empresas que buscam profissionais nessas áreas e que quiserem integrar a rede apoiadora da UNIBES podem entrar em contato pelo tel. 11 3227-0598, no departamento de capacitação profissional.