Matéria vai ao ar neste Domingo, dia 19, às 20h30

A Conib, em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a ONG Anne Frank House, de Amsterdã,criou uma rede inédita de escolas públicas brasileiras que levam o nome de Anne Frank.

De 16 a 22 de julho, diretores das escolas Anne Frank de cinco estados brasileiros estiveram em Amsterdã, para conhecer os programas educacionais e os projetos da ONG Anne Frank House e visitar sítios judaicos da cidade, como a Sinagoga Portuguesa e o Museu Judaico.

Convidada pela Conib, a Globo News produziu matéria especial sobre o encontro, que irá ao ar no dia 19 de agosto, às 20h30.

O prefeito de Amsterdã, Eberhard van der Laan, recebeu em sua residência a delegação. A presença deNanette König, sobrevivente do Holocausto e amiga de Anne Frank, foi outro ponto alto da viagem. A delegação esteve no campo de concentração de Westerbork, por onde passaram Nanette e Anne.

O projeto visa fomentar valores representados por Anne, tendo as escolas como centro de produção e disseminação de uma cultura de paz, combatendo antissemitismo e racismo.

Recursos, métodos e materiais da Anne Frank House serão disponibilizados para as escolas Anne Frank, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Palmas.

O objetivo é que promovam atividades relativas à educação para a diversidade e os valores democráticos, entre alunos, professores e suas comunidades. Contarão com a orientação do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro e da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

A delegação da comunidade judaica foi composta por Karen Sasson, diretora-executiva da Conib; Alberto Milkewitz, diretor institucional da Fisesp; e Lucia Chermont, coordenadora do AHJB. Eles contaram com o apoio de Joelke Offringa, da Plataforma Brasil-Holanda, que representa a Casa Anne Frank no Brasil.