Conferência organizada pela World Union for Progressive Judaism reuniu cerca de 300 pessoas em Buenos Aires, Argentina

O debate sobre o futuro e os dilemas que fazem parte do cotidiano do Judaísmo Progressista na sociedade contemporânea foi o principal destaque da 4ª Conferência das Comunidades Judaicas da América Latina, que reuniu, entre os dias 8 e 12 de agosto, em Buenos Aires, Argentina, cerca de 300 representantes de diversas entidades do próprio país anfitrião e também do Brasil, Chile, El Salvador, México, Reino Unidos, Estados Unidos e Israel.
O encontro foi organizado pela World Union for Progressive Judaism (WUPJ), em conjunto com as instituições argentinas AIP (Associación Israelita de las Pampas); CIRA – Templo Libertad; Comunidad NCI Emanuel; Fundación Judaica; e Mishkán – Centro de Espiritualidad Judia.

Autoridades prestigiaram o evento
A conferência contou com mais de 40 palestrantes em 15 painéis e quatro plenárias que abordaram estudos religiosos além de temas como a relação dos jovens com Israel; os movimentos anti-Israel; o equilíbrio entre a tradição e modernidade; inovações nos serviços religiosos nas sinagogas; a visão de Avraham Yeoshua Heschel; sionismo e o panorama social e político em Israel.

A abertura do encontro foi prestigiada por autoridades, como subsecretario de Direitos Humanos e Pluralismo Cultural de Buenos Aires, Claudio Avruj, representando o governo local; o embaixador de Israel na Argentina, Daniel Gazit; e o presidente da DAIA (Delegación de Asociaciones Israelitas Argentinas, instituição “guarda-chuva” da comunidade), Aldo Donzis.

O rabino Marcelo Polakoff, presidente da Assembleia Rabínica Latino Americana, do movimento conservador, ressaltou a importância de entrosamento e trabalho conjunto entre os movimentos liberais da região. Presença, também como palestrante na conferencia, do Dr. David Breakstone, vice chairman da WZO (Organização Sionista Mundial).

Na primeira plenária, rabino Michael Marmur do HUC-JIR e rabino Sergio Bergman, da Fundación Judaica, falaram sobre a evolução do papel do rabino na tradição Judaica.

Apoio fundamental de diversas entidades
Os organizadores da conferência consideraram fundamental o apoio e presença de representantes de diversas entidades da comunidade judaica argentina como AMIA, DAIA, OSA, Chazon Arteinu, Avoda, B’nei Brith, CAMI. Da América Latina, presidente do CJL – Congresso Judaico Latino-Americano, Sr. Jack Terpins foi representado por Sr. Claudio Epelman e a UJCL – União das Comunidades Judias da America Central e Caribe pelo seu presidente Sr. Ricardo Stanley.

A CONIB – Confederação Israelita do Brasil foi representada pelo seu diretor Sr. Boris Ber. Segundo Boris Ber, é importante a pluralidade de opções de judaísmo, e o planejamento e traçar objetivos para um trabalho conjunto.

Da FISESP – Federação Israelita de São Paulo estiveram presentes seu presidente Dr. Mario Fleck e o diretor executivo da entidade, Sr. Ricardo Berkiensztat. Dr Mario Fleck participou como palestrante do painel Combatendo a tendência anti-Israel – juntamente com Dr. David Breakstone (vice chairman da Organização Sionista Mundial e Julian Schwindelmann, analista político internacional e escritor, de Buenos Aires.

Confraternização
O encerramento do encontro foi marcado por uma palestra do rabino Michael Marmur, vice-presidente para Assuntos Acadêmicos do Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion.

Com o tema “Deus em busca do homem”, Marmur brindou a todos os presentes com uma apresentação sobre as ideias e ensinamentos do rabino e filósofo Abraham Yeoshua Heschel, que combinam um profundo respeito e apreço pela tradição judaica com uma compreensão das pressões e desafios que a existência judaica moderna enfrenta.

Assim, a conferência terminou com uma grande confraternização entre os participantes, organizadores e voluntários, a certeza de que o Judaísmo Liberal está consolidado na América Latina e vontade torná-lo cada vez mais forte e vibrante.

O próximo encontro, aliás, já tem data marcada. Será uma ótima oportunidade para boa parte dos presentes e integrantes das entidades que não puderam ir a Buenos Aires se programar para a Connections 2013 WUPJ 36th International Biennial Conference, de 1 a 5 de maio, em Jerusalem.