A Globo News exibiu neste domingo, 19 de agosto, a cobertura da viagem que reuniu na Holanda, por iniciativa da Conib, escolas públicas brasileiras que levam o nome de Anne Frank.

De 16 a 22 de julho, diretores das escolas Anne Frank de cinco cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Palmas) estiveram em Amsterdã, para conhecer os programas educacionais e os projetos da ONG Anne Frank House e visitar sítios judaicos da cidade.

A Globo News, convidada pela Conib, entrevistou as diretoras de escolas públicas brasileiras Anne Frank e mostrou as condições de trabalho vividas por cada escola. Segundo as diretoras, suas comunidades vivem processos de exclusão, violência, discriminação, famílias desestruturadas, em situações que, guardadas as proporções, remetem à opressão vivida pela família de Anne Frank sob o nazismo.

A emissora contou também a história de Anne Frank e de como a guerra a afetou. A presença de Nanette König, sobrevivente do Holocausto e amiga de Anne, foi outro ponto alto do programa

O projeto Anne Frank, feito pela Conib em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo, o Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, a Plataforma Brasil-Holanda e a Anne Frank House, visa fomentar valores representados por Anne, tendo as escolas como centro de produção e disseminação de uma cultura de paz, combatendo antissemitismo e racismo.

Veja a matéria da Globo News na íntegra. Na TV, ela será reexibida nesta segunda, às 15h30; na terça, dia 21, às 4h05 e 11h30; e na quinta, dia 23, às 7h30.

A viagem teve repercussão internacional, nos sites da JTA (Jewish Telegraph Agency) e The Times of Israel.