Com ingressos esgotados dois dias antes de sua realização e com quase 2 mil pessoas acompanhando o evento pela Internet, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a A Hebraica comemoraram o sucesso do “Papo de Redação”, que reuniu os renomados jornalistas Caio Blinder, Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo, no Teatro Arthur Rubinstein, de A Hebraica.

Na pauta do encontro, que contou com a participação do público presente e também via internet, foram discutidos temas como: Primavera Árabe, Irã, Israel, Eleições Americanas e Antissemitismo, entre outros. Ricardo Berkiensztat, vice-presidente da Fisesp, e que também é jornalista, foi o mediador do debate.

Caio Blinder e Diogo Mainardi, apresentadores do Programa Manhatan Connection, juntamente com Reinaldo Azevedo, cujo blog na Revista Veja tem mais de 150 mil acessos diários, também discutiram o papel da mídia e como Israel é retratado na imprensa brasileira. “Na imprensa brasileira, Israel é sempre o culpado. O extremismo islâmico passou a ser identificado com a esquerda, o que é uma grande perversão intelectual”, declarou Reinaldo.

“Hoje, o anti-israelismo virou anti-semitismo. Quando se quer atacar os judeus, ataca-se Israel. Nunca houve nada semelhante à barbárie do Holocausto, que não pode ser comparada a outros tipos de atrocidades”, disse Mainardi.

A ameaça iraniana também gerou muita discussão. Os três jornalistas concordam que Israel deveria atacar o Irã, desde que tenha o apoio americano, mas não neste momento que antecede as eleições. Eles também chamaram a atenção para a presença de extremistas islâmicos no Brasil e a possibilidade de um ataque terrorista. “Aonde houver israelenses ou judeus, existe a possibilidade de um ataque”, declarou Blinder. “Ainda mais em um país onde não há punição para atos terroristas”, complementou Azevedo.

Ao final do debate, os três jornalistas fizeram suas considerações e foram ovacionados pelo público.

“Esta é a minha tribo. Sou um judeu paulistano. Para mim foi muito importante estar acompanhado do Diogo e do Reinaldo em uma conversa aberta e que com quem certeza foi muito enriquecedora” declarou Caio Blinder.

“Eu não gosto de dar palestras, nem de participar de debates, mas esta é a terceira vez que participo da “Caravana Sionista”. De certa forma as questões de Israel e de anti-semitismo, são questões de defesa da humanidade, de princípios básicos, sem as quais o mundo não existe”, complementou Diogo Mainardi.

Para Reinaldo Azevedo, “De vez em quando somos “satanizados” por pensarmos e dizermos coisas que estão na contramão da maioria. Isso não quer dizer que esta maioria esteja certa, por que a verdade não é definida necessariamente pela maioria. É um absurdo termos que discutir a existência de Israel e dos judeus. Ao defender Israel e o povo judeu, me sinto verdadeiramente humano. Vocês representam um povo universal, a humanidade, independente das crenças que possamos ter”.

O presidente da Federação Israelita, Mario Fleck, fez questão de subir ao palco e de agradecer pessoalmente aos jornalistas: “A comunidade judaica sente uma grande carência de vozes publicas que façam manifestações como a de vocês, feitas de maneira autentica e genuína. Hoje estamos todos saindo daqui com uma grande energia positiva”, finalizou.

Com lotação completa, jornalistas participam do Papo de Redação - Foto: Eliana Assumpção