Brasileiros no Instituto Weizmann

O grupo Amigos do Instituto Weizmann do Brasil proporcionou a seis alunos brasileiros, o maior número de bolsistas enviado até hoje pelo Brasil, a bolsa integral para participar do International Summer Science Institute, curso de verão do Instituto Weizmann, que aconteceu durante o mês de julho, na cidade de Rehovot, Israel.

“Tivemos 206 inscritos de todo o país. Após um intenso processo de seleção, escolhemos os seis finalistas que viajaram a Israel e podem ser considerados um grupo de elite”, destacou a vice-presidente do Grupo de Amigos do Weizmann, a professora Regina P. Markus.

São eles: Marcos Kunihiro Masukawa e Pedro Moreira Germani, (Ciências Moleculares da USP) , Caroline Luísa Quiles (Biomedicina da UFRGS) , Gabriel Bonuccelli Heringer Lisboa, (Bacharelado em Física na Unicamp), Ivan Stoianov Loureiro, (Engenharia Química da USP) e Evandro Surjan Passero (Engenharia Aeronáutica da USP).

No dia 04 de setembro eles participaram de um encontro com o grupo de Amigos do Instituto Weizmann do Brasil onde relataram suas experiências no instituto israelense e deram detalhes sobre sua participação no curso de verão do Instituto Weizmann. Eles enfatizaram a convivência com mais de 70 alunos provenientes de 15 países, o acesso aos mais modernos laboratórios, o projeto desenvolvido por cada um, além de todos os passeios que fizeram de Norte a Sul de Israel.

“Tive a grande oportunidade de conhecer a ganhadora do Nobel de Química, Ada Yonath. O mais incrível foi ver como pessoas do mundo todo podem se unir ao mesmo tempo e no mesmo lugar para fazer ciência”, destacou Marcos Kunihiro Masukawa.

Para Gabriel Bonuccelli Heringer Lisboa a experiência foi maravilhosa e mudou sua perspectiva em relação à a ciência. “O melhor de tudo é saber que já estou em contato com futuros cientistas do mundo todo”, frisou o jovem estudante.

“A qualidade de nossos estudantes fez com que conseguíssemos mais uma vaga no ISSI, fazendo do Brasil a terceira maior delegação. Agora, estes jovens temcomo missão transmitir a experiência adquirida como Embaixadores do Weizmann”, declarou o presidente do Grupo de Amigos, Mario Fleck.

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann figura na vanguarda da investigação científica. Seus modernos laboratórios abrigam mais de 2500 cientistas, técnicos de laboratório e estudantes, que vêm fazendo grandes contribuições para a humanidade no campo das investigações científicas e no tratamento de doenças como o câncer e a esclerose múltipla, entre outras.