Rabinos da Beth-El, CIP e Shalom, com Zvi Bekerman e Jayme Blay

Pode a educação judaica liberal sobrepor-se à identidade e ao antissemitismo? Há apenas uma identidade judaica para se educar? Para responder estas e outras questões, a Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, em conjunto com a Congregação Israelita Paulista (CIP), a Comunidade Shalom e a Congregação Beth El, realizaram um bate-papo com a presença do especialista na área de Antropologia da Educação, Prof. Zvi Bekerman, Ph.D, da Universidade Hebraica de Jerusalém.

O evento contou com a presença de cerca de 150 pessoas, além da participação especial de todos os rabinos das três congregações participantes, Rabino Adrian Gottfried, Rabina Luciana Pajecki Lederman e Yonatan Szewkis (Comunidade Shalom), Rabino Michel Schlesinger, Rabino Ruben Sternschein e Rabino Uri Lam (CIP) e Rabino Yehuda Gitelman (Beth El).

O presidente da Congregação Beth-El, Daniel Feffer, abriu o evento ressaltando o significado da noite, onde as 3 sinagogas liberais estavam unidas para discutir um tema tão importante como a educação judaica e sua identidade, e aproveitou para lançar um desafio: “Quero sugerir aqui para que nós, as 3 congregações juntas, com o apoio da Universidade Hebraica, pensemos em um grande evento de Tu Bishvat em janeiro, em algum grande parque da cidade, demonstrando cada vez mais a nossa união”, concluiu Feffer.

Durante aproximadamente 2 horas, o professor Zvi Bekerman, falou para um atento público sobre a visão do novo modelo, diante dos desafios da identidade e educação judaica: “Não existe uma receita pronta para os desafios da educação, mas noites como a de hoje mostram que cada vez mais nós judeus temos que nos juntar para compartilhar espaço e conhecimento. Temos que parar de apenas pensar e falar, para começar a agir”, disse o professor Bekerman.

Jayme Blay, presidente da Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém, também comentou a importância da reunião das três congregações em um evento para pensar os desafios da educação judaica no futuro e que marca a nova fase da instituição: “Esta noite foi especial, pois foram discutidos vários dos grandes desafios da educação judaica, como a identidade múltipla, a profundidade e a altura do judaísmo, as políticas institucionais, a busca de coerência ideológica, o diálogo com pais, a necessidade de conteúdo diverso e a variedade de metodologias. Estamos muito entusiasmados com esta nova fase”, concluiu Jayme Blay.

Zvi Bekerman e Jayme Blay
Enio Lewinski (Shalom), Jayme Blay (UHJ) e Sergio Kulikovsky (CIP)
Daniel Feffer (Beth-El)
Salão lotado para o evento com Zvi Bekerman


AGENDA DE ENCONTROS

Durante os dias em que esteve em São Paulo, o Prof. Zvi Bekerman participou de uma extensa agenda de encontros com dirigentes de algumas das principais entidades judaicas.

Ele conversou com o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), Mario Fleck e também com os responsáveis pelas áreas de educação e juventude da entidade, entre eles Jacques Griffel, Rubem Duek, Alberto Milkewitz e Marcelo Secemski.

“Relatamos ao professor Zvi a situação das escolas e o diagnóstico da educação judaica em São Paulo. Ficamos incumbidos de fazer uma proposta de trabalho, para unirmos esforços e beneficiar qualitativamente a nossos professores e alunos”, disse Alberto Milkewitz, diretor institucional da FISESP.

“Do nosso encontro, partiu um acordo de trabalho conjunto entre o Melton Center, da Universidade Hebraica de Jerusalém e o Conselho de Educação da Federação Israelita do Estado de São Paulo, para que eles nos deem treinamento e consultoria para o pensamento estratégico em educação judaica”, concluiu Mario Fleck, presidente da FISESP.

O professor Bekerman também esteve no Clube A Hebraica onde se reuniu com o diretor superintendente Gabi Milevsky e representantes da Escola Antonietta e Leon Feffer e do After School; no Centro da Cultura Judaica com a coordenadora de ação educativa e cursos, Cecília Ben David e a superintendente executiva, Yael Steiner; além da equipe da CIP, Chazit Hanoar, Colônia da CIP e Avanhadava, liderada pelo presidente Sergio Kulikovsky.