A Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis receberá, em todas as segundas-feiras de novembro, o 2º Ciclo de Palestras dos Sobreviventes do Holocausto, a partir do dia 5, às 19h30. Durante as palestras, o público terá a oportunidade de ouvir depoimentos de sobreviventes do massacre, tirar dúvidas e debater sobre o ocorrido.

O primeiro encontro será ministrado por Nanette Konig, ex-colega de Anne Frank no colégio e, posteriormente, no Campo de Bergen Belsen, onde ficou presa após ser transferida do campo de Westerbork, na Holanda.

No dia 12, a convidada será Janine Schlesinger. Judia de origem polonesa, Janine passou pelo gueto de Cracóvia e pelos campos de Plasow (o mesmo da lista de Schindler), Aushwitz e Bergen-Belsen, reencontrando seu pai e seu futuro marido apenas ao fim da guerra.

No dia 19, será a vez de Tom Venetianer. Nascido na antiga Tchecoslováquia, ele conseguiu se esconder durante alguns anos, vivendo situações de alto risco. Após ser preso e levado para o campo de Therezienstat, foi usado pelos alemães para enganar a Cruz Vermelha. Os nazistas “maquiaram” o campo e selecionaram alguns prisioneiros para iludir os visitantes, Tom foi um deles.

No último encontro, no dia 26, o palestrante será Michel Dymetman. Seu relato irá girar sobre a participação dos franceses e belgas no Holocausto. Michel esteve preso em campos nesses dois países, antes de ser transportado para Ebensee, na Áustria, um dos piores campos de trabalhos forçados. Após a palestra, ele distribuirá aos presentes o seu livro “Anos de Lutas”.

A curadoria e a mediação dos eventos será feita por Marcio Pitliuk e Jacques Griffel. O apoio é da Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Os encontros são abertos ao público e respeitarão a capacidade do espaço.