João Doria Jr. recebe o Prêmio Scopus das mãos de Jayme Blay e Claudio Lottenberg

Um grande evento no Buffet França em São Paulo, realizado no dia 08 de novembro, marcou a entrega do Prêmio Scopus 2012, concedido pela Sociedade Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém ao empresário e jornalista João Doria Jr, homenageado por seus esforços para promover a aproximação entre Brasil e Israel iniciada na Business Trip 2011.

Jayme Blay, presidente dos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém no Brasil, juntamente com o Dr. Claudio Lottenberg, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein e da Confederação Israelita do Brasil (Conib), e amigo pessoal de João Doria, fizeram a entrega honorária do Prêmio Scopus, ao lado de Renée Ben-Israel, vice-presidente da Yissum, companhia de transferência tecnológica da Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ).
A solenidade teve início com as apresentações de Pablo Kizelstein, diretor de Relações Públicas da UHJ para a América Latina, Espanha e Portugal e de Renée Ben-Israel, que destacaram a excelência da Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada a melhor de Israel e a 53a melhor do mundo. Renée detalhou o “modus operandi” e os cases de sucesso da Yissum, empresa distinta da Universidade, cuja atividade consiste em identificar os projetos com potencial econômico sem interferir na liberdade acadêmica, proteger as invenções através de patentes ou outros meios para viabilizar sua comercialização, criar o modelo de negócios adequado, localizar parcerias comerciais e estratégicas, negociar acordos e gerar fundos para a continuação da pesquisa e seu desenvolvimento e, finalmente, concretizar o potencial e coletar os royalties.
Em seguida, Jayme Blay subiu ao palco e destacou o motivo da entrega do Prêmio Scopus a João Doria: “A escolha deste ano foi uma decorrência da atuação deste homem que se tornou um apreciador incondicional do Estado de Israel. A visão inicial do empreendedor, ao se ver diante da realidade empresarial e tecnológica israelense, transformou-se no propagador das ideias criativas e de vanguarda ali vivenciadas, o que ele vem fazendo com muita propriedade desde então. Israel ganhou um amigo fiel e este prêmio da Universidade Hebraica de Jerusalém une este amigo com laços ainda mais consolidados ao Estado de Israel”.

“Sou amigo pessoal e um verdadeiro admirador do João Doria. Ele é uma referencia como batalhador, como disciplina, como pessoa empreendedora e é mais do que merecedor do reconhecimento que está sendo outorgado. Parabenizo Jayme Blay e todos os envolvidos pela sensibilidade na escolha de seu nome. A vida é feita por exemplos e João Doria é um grande exemplo a ser seguido”, ressaltou Claudio Lottenberg.

João Doria emocionou os presentes com seu discurso: Tenho uma longa convivência com a comunidade judaica desde os meus tempos de menino. Depois da viagem que fizemos para Israel, juntamente com a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, estas relações e admiração aumentaram ainda mais. Esta convivência me ofereceu um grande aprendizado e me deixou ainda mais entusiasmado com os valores do judaísmo e de Israel, um pequeno – grande país onde os investimentos na educação e na inovação são pilares fundamentais. Em Israel, descobri o valor da paz, o entendimento preciso de que Israel não é um país que se constituiu para guerrear, mas sim uma nação formada por jovens, homens e mulheres que desejam a paz. Talvez este tenha sido o maior dos aprendizados da minha visita a Israel.

O evento contou com diversas personalidades do mundo empresarial, cultural e lideranças como os presidentes da Embraer, Luiz Carlos Aguiar, da Qualicorp, José Seripieri Filho, da Tecnisa, Meyer Nigri e o ex-ministro e presidente da Fapesp, Celso Lafer, que frisou: “O Prêmio Scopus é um prêmio tradicional da Associação dos Amigos. Nosso caro João Doria tem se revelado uma grande liderança com capacidade de interagir com vários setores da vida nacional. Esta outorga marca o reconhecimento de seu trabalho e de sua atuação que tem facilitado a integração entre Brasil e Israel”.

“João Doria é uma pessoa presente e participativa e grande merecedor deste Prêmio. Estou muito feliz em fazer parte deste grande evento realizado pelos Amigos da Universidade Hebraica de Jerusalém”, destacou o presidente da Avianca, José Efromovich.

O Prêmio Scopus, é a maior honraria que pode ser conferida a uma pessoa por uma Associação de Amigos. Várias personalidades mundiais receberam o Prêmio, cujo nome faz referência a pedra fundamental colocada em 1918 no Monte Scopus por Chaim Weizman, dentre elas: Zubin Mehta, Roman Polanski, Bill Clinton, Dalai Lama, Tony Blair, José Mindlin, Gilberto Gil e, no ano passado, o escritor brasileiro Luís Fernando Veríssimo.

O Prêmio Scopus 2012 teve o patrocínio de: Even, Qualicorp, Banco Daycoval, Embraer, Vedacit, Fiabci Brasil e Audi.