Entre os dias 7 e 11 de Novembro, aconteceu em Quito, Equador, O 12 º Encontro de Líderes de Instituições Judaicas e Comunidades da América Latina e Caribe, onde mais de 500 líderes comunitários de 21 países se reuniram para refletir e buscar respostas concretas para os dilemas e desafios que o povo judeu enfrenta.

Entre os temas em discussão deste encontro, o mais recente de uma tradição que começou no Rio de Janeiro em 1990, estiveram: “Comunicação e vida comunitária”, “Vida religiosa na América Latina”, “Identidade em um mundo de mudanças constantes”, “ A sociedade israelense em 2012 – Justiça Social no Oriente Médio”, “A América Latina desde a ótica comunitária” , “Os desafios dos judeus na América Latina”.
O encontro contou com a presença do Embaixador de Israel no Equador, Eliahu Yerushalmi, autoridades e membros das comunidades judaicas de Quito e Guayaquil, assim como oradores de alto nível, que depois de suas apresentações responderam perguntas dos participantes.

A Federação esteve representada pelos seus diretores Raul Meyer, Jacques Lerner e Alberto Milkewitz que durante o encontro falaram sobre as experiências da comunidade judaica paulista dentro do núcleo de relacionamento com a comunidade católica, e também apresentaram o programa “Hassefá Ba´Aretz” (Reunião em Israel), que em 2012 levou seus participantes para Itália e Israel.

Também estiveram presentes grupos da Unibes, Agência Judaica e Hebraica, além de representantes das instituições do Rio de Janeiro e Paraná.

Todos os participantes ficaram muito satisfeitos ao final dos intensos dias do evento, observando em muitos casos, a inspiração e energia renovada para o trabalho comunitário.