Uma parceria entre o Ministério de Educação da Holanda e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para levar metodologias educativas da ONG Anne Frank House, de Amsterdã, a escolas públicas paulistas foi assinada em 21 de novembro, no Palácio do Governo do Estado de São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin e uma comitiva liderada pela família real dos Países Baixos, príncipe Willem-Alexander e princesa Máxima. A CONIB e a FISESP foram testemunhas neste documento.

A parceria é resultado da viagem organizada pela CONIB, em parceria com a FISESP, que levou, em julho último, a Amsterdã, diretores das escolas Anne Frank e o subsecretário de Articulação Regional da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Rubens Antonio Mandetta. A iniciativa visa implantar um programa de respeito à diversidade e prevenção à violência e à intolerância por meio da educação pela paz. Entre as ações está prevista uma exposição itinerante e material didático específico sobre a temática.

“Parceria muito importante para avançarmos ainda mais na área da educação, para formação dos nossos jovens, humanidades, respeito à diversidade, formação profissional, intercâmbio entre os nossos estudantes, habilidade nas áreas das nossas línguas, enfim, vai trazer bons benefícios para melhorar a qualidade da escola pública de São Paulo”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

No dia 21, foi também assinado um protocolo de intenções entre a CONIB, FISESP, Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, Instituto Plataforma Brasil e Anne Frank House para ações em conjunto com as escolas da Rede Anne Frank no Brasil, localizadas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Palmas.

Alckmin recebeu a visita do Príncipe de Orange, Willem-Alexander, e da Princesa Máxima do Reino dos Países Baixos - Crédito Fotográfico: Guilherme Lara Campos
Assinatura de Convênio - Crédito fotográfico: Eliana Assumpção