Mascate na rua José Paulino, bairro do Bom Retiro, em São Paulo, década de 1940. Foto: acervo AHJB.

O Dia Nacional da Imigração Judaica homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira. A celebração, no dia 18 de março, foi criada por um projeto de lei do então deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), sancionado em 2009 pelo então presidente em exercício, José Alencar.

No Rio de Janeiro, haverá na próxima segunda-feira um debate sobre a imigração judaica, com o coordenador editorial de projetos da Editora Cidade Viva, Joel Ghivelder, que dará seu depoimento sobre a preparação do livro “Judeus cariocas”, publicado em 2010. O evento, com a presença de Marcelo Itagiba, ocorrerá às 19h30, na Associação Scholem Aleichem, Rua São Clemente, 155.

O livro, uma iniciativa do Instituto Light em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, aborda o processo imigratório dos judeus e a sua integração na cidade do Rio de Janeiro. Organizada por Mozart Vitor Serra e Fernando Cotta Portela Filho, com textos dos historiadores Keila Grimberg e Flavio Limoncic e apresentação do jornalista Zevi Ghivelder, irmão de Joel, a obra narra a trajetória das primeiras gerações de judeus nascidos e criados no Rio, sua integração na sociedade brasileira e também a história de importantes membros da comunidade judaica fluminense.
Em Belo Horizonte, será comemorado neste domingo, 17 de março, no Museu Histórico Abílio Barreto, o Dia Municipal da Imigração Judaica, conforme lei de 2012, de autoria do vereador Hugo Thomé. Haverá show de música klezmer [gênero de música não-litúrgica, originária do centro e leste europeu],e exibição do filme “O Povo do Livro”, de Marcelo Brum e Larissa Grau.

A data de 18 de março marca o dia da reinauguração, em 2002 no Recife, da Sinagoga Kahal Kadosh Zur Israel (Santa Comunidade Rochedo de Israel), a primeira das Américas. Os judeus fazem parte da história do Brasil desde antes de seu descobrimento. Há historiadores que afirmam que o projeto ultramarino português só foi possível graças à participação concreta dos judeus.

Veja imagens antigas de imigrantes judeus no Brasil.

FONTE: CONIB