Rabino Shabsi Alpern foi homenageado na abertura do evento

Com a proposta de capacitar e reciclar profissionais e voluntários, que trabalham com a Terceira Idade, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área de Apoio a Terceira Idade (Atid), realizou nesta segunda-feira, 18 de março, na Câmara Municipal de São Paulo,o 8º Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade, cujo tema foi “Quem cuida dos idosos hoje e quem cuidará de nós amanhã”.

Esta edição do evento, que teve as inscrições rapidamente esgotadas, resultou de uma parceria entre a Fisesp e a Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Gilberto Natalini.

“Há cerca de quinze anos o ATID vem concentrando esforços para proporcionar aos idosos da comunidade judaica uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento com dignidade. Nesta edição, abordamos um personagem de fundamental importância: o Cuidador, que precisa de uma formação única e especializada e cuja competência será julgada pela mais exigente demanda: uma pessoa com a bagagem de toda uma vida e que atingiu uma fase onde precisa de ajuda”, declarou a coordenadora da Área de Apoio a Terceira Idade da Fisesp, Lucia Gelman, na abertura do evento.

Também discursaram o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, os vereadores Gilberto Natalini e Floriano Pesaro e o Rabino Shabsi Alpern, do Beit Chabad Central, que foi homenageado com uma placa por seu trabalho junto ao Projeto Felicidade, que iniciou suas atividades em 2001, com a proposta de oferecer diversão e alegria a crianças e adolescentes de classes menos favorecidas com câncer.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra magna do Dr. Luiz Roberto Ramos, Professor Titular do Setor de Envelhecimento e Saúde da Disciplina de Medicina Preventiva da UNIFESP / EPM, que ministrou a palestra “Capacidade Funcional” – Um novo conceito de saúde.
A programação contou com a participação de renomados professores e doutores em suas áreas de atuação, que discutiram temas como: Quem é o cuidador de idosos e o que podemos esperar deles?; Envelhecimento, cuidado e sobrecarga da família; A convivência em um “LAR” e a humanização do atendimento. Também foram apresentados os diversos programas desenvolvidos para a Terceira Idade nas secretarias municipais e nas instituições judaicas.

“Podemos comemorar mais uma edição de sucesso do “Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade. A parceria com a Câmara Municipal foi muito produtiva, pois pudemos mostrar o que a comunidade judaica tem a oferecer para esta crescente faixa etária, e por outro lado, conhecer os trabalhos que a comunidade maior desenvolve na cidade de São Paulo para a terceira idade”, destacou a assessora executiva da Área da Terceira Idade da Fisesp, Sueli Schreier.

Público lotou o auditório da Câmara