Em poucas décadas, um quarto da população mundial terá mais de 60 anos. Até 2025, o Brasil será o 6º país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Surge então um campo promissor para o estabelecimento de uma nova filosofia e a “atitude” para a construção de uma “ Cultura de longevidade”.

Com esta filosofia foi viabilizda uma nova parceria concretizada na último semana com a a formatura de 35 participantes no 1º Curso de Cuidadores de Idosos. Este curso foi realizado por uma parceria entre Federação Israelita do Estado de São Paulo, concretizado por uma de suas filiadas a CIP e o Instituto Olhe que é o Observatório da Longevidade.

A Àrea de 3ª Idade da Federação tem entre seus objetivos Capacitar e Reciclar seus profissionais para o melhor desempenho de suas atividades em relação ao Idoso. Este curso de cuidadores chamado de Cuidar é Viver, com apoio da Danone Company, trouxe a experiência de professores e mestres renomados ligados a Universidade de Gerontologia da PUC, com o objetivo de formar cuidadores para atender com competência, ética e dignidade pessoas idosas promovendo a qualidade de vida e incentivando maior autonomia.

Um dos diferenciais do curso foi a oportunidade de uma aula sobre judaísmo, com o intuito de que as cuidadores conheçam algumas de nossas tradições quando forem trabalhar para a comunidade judaica, o que deverá acontecer brevemente com a colocação no mercado de trabalho também realizado pela CIP. Devido ao sucesso do curso o mesmo vai ser repetido no próximo ano já com outro patrocinador interessado nestas causas.