Ao final da missa realizada na manhã desta quarta-feira, 24 de julho, em Aparecida, o papa Francisco conversou calorosamente com os representantes da comunidade judaica e novamente enfatizou a importância, para ele, do diálogo com os judeus.

O rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista e representante da Conib para o diálogo inter-religioso, lhe pediu que desse prioridade ao diálogo, como fizeram seus antecessores João XXIII e João Paulo II.

“Você nem precisa me pedir”, disse Francisco. “Acredito muito na importância do diálogo, sempre me dediquei a ele”.

Jaime Spitzcovsky, responsável pelas relações institucionais da Conib, agradeceu-lhe pelo que tem feito pelo diálogo inter-religioso e lhe externou a alegria da comunidade judaica com sua presença no Brasil.

“Não há por que agradecer”, respondeu o papa. “Não podemos esquecer nossas raízes comuns. Ser um bom cristão é ser também um bom judeu”.

Spitzcovsky disse a Francisco que o diálogo inter-religioso é prioridade também para a Conib.

Schlesinger e Spitzcovsky, juntamente com Raul Meyer, diretor da Fisesp e conselheiro do Centro da Cultura Judaica, em São Paulo, sentaram nas primeiras filas da basílica, em Aparecida. O convite foi feito por Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

“Isso demonstra o esforço da Igreja em dar visibilidade ao diálogo com o judaísmo e com outras religiões”, avaliou Schlesinger. “Damasceno fez questão que o papa nos conhecesse e também reforçou a imagem de Francisco como um homem de diálogo”.

Veja depoimento de Raul Meyer sobre sua dedicação ao diálogo inter-religioso.


Raul Meyer e rabino Michel Schlesinger cumprimentam o papa Francisco. Fotos: Reprodução/GN.

Jaime Spitzcovsky cumprimenta o papa Francisco. Reprodução/GN.  

FONTE: CONIB