Com dois dias de lotação absoluta, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) comemorou osucesso dos concertos da Orquestra Filarmônica de Israel, que se apresentou na Sala São Paulo, sob a regência do aclamado Maestro Zubin Mehta, nos dias 20 e 21 de agosto. Além de São Paulo, a Orquestra Filarmônica de Israel, considerada uma das melhores orquestras do mundo, e sem dúvida o maior patrimônio cultural de Israel, também se apresentou em Bogotá, Lima, Rio de Janeiro, Campinas, Paulínia, Ribeirão Preto, Buenos Aires e Santiago.

“Conseguimos unir filantropia e arte de primeira qualidade. A Orquestra Filarmônica de Israel, sob a regência e liderança do Maestro Zubin Mehta, é um ícone da melhor contribuição que este pequeno mas gigante país traz para o mundo das artes. Com seus projetos sociais, o maestro também exemplifica como é possível aproximar os povos e almejar a paz através da linguagem da música. É um privilégio para a Federação Israelita ter coordenado este esforço e reunido tão seleta lista de parceiros e convidados, oferecendo ao público brasileiro a oportunidade de novamente se encantar com os acordes e o exemplo que vem de Israel, desta orquestra e de seu maestro”, declarou o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Mario Fleck.

“Já estive no Brasil em diversas ocasiões e adoro este país, com o qual sinto profundas ligações inclusive com alguns projetos sociais, como por exemplo a Orquestra de Heliópolis, com a qual já me apresentei e sou patrono”, declarou Zubin Mehta.

SOBRE A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE ISRAEL

A Orquestra Filarmônica de Israel foi fundada em 1936 por Bronislav Huberman e realizou seu concerto inaugural no dia 26 de dezembro de 1936, conduzida por Arturo Toscanini. Considerada uma das melhores orquestras do mundo, e sem dúvida o maior patrimônio cultural de Israel, tem feito inúmeras turnês e tocou em todos os centros importantes dos Estados Unidos, Europa Ocidental, Rússia, Polônia, Japão Austrália e América Latina. A Orquestra já sediou grandes maestros e solistas do mundo, bem como jovens talentos de Israel e no exterior, de forma a contribuir para a absorção de novos músicos imigrantes. Em 1969 o Maestro Zubin Mehta foi nomeado conselheiro musical da Filarmônica de Israel e em 1977 tornou-se seu diretor musical.

SOBRE ZUBIN MEHTA

Zubin Mehta pertence, sem dúvida, à elite dos regentes orquestrais e de ópera da atualidade. Diretor artístico vitalício da Orquestra Filarmônica de Israel, é um dos regentes mais requisitados pelas orquestras e óperas do mundo inteiro. Nascido na Índia, mas educado musicalmente em Viena, o maestro começou sua carreira em Londres. Regeu pela primeira vez em Israel em 1961, quando Mehta e a Orquestra tinham 25 anos. Durante todas as crises e guerras em Israel, ele não hesitou em cancelar seus outros compromissos e correr para estar junto com a Orquestra, encorajando-a com concertos especiais na linha de frente, na fronteira libanesa, e em muitas comemorações nacionais, como o concerto em Massada, em outubro de 1988, quando regeu a Sinfonia nº 2 “Ressurreição” de Mahler.

Mario Fleck e Zubin Mehta – Foto: Eliana Assumpção