“Resistir à barbárie salvando vidas. A determinação heroica de Irena Sendler.” Este foi o tema central dum debate público que ocorreu no dia 10 de setembro no auditório do MASP em São Paulo.

O Fórum foi organizado pela Associação Pelas Athena, afiliada da UNESCO. Há mais de uma década, a Associação organiza uma série de encontros e debates públicos dedicados à personalidades que, por seu exemplo de vida e actividade, tornaram-se símbolos de luta pelos direitos humanos e valores humanitários.

Entre os palestrantes havia, entre outros, o Cônego José Bizon, conferencista na Universidade Católica de Roma e de São Paulo (representando a Arquidiocese em São Paulo) e o Rabino Michel Schlesinger da Congregação Israelita Paulista e Coordenador da delegação judaica na Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico-Judaico da CNBB. Em seus discursos as autoridades apresentaram a figura heróica da enfermeira polonesa Irena Sendler, que durante a ocupação alemã tirou do Gueto de Varsóvia mais de 2000 crianças judias, salvando-as da morte.

O convidado de honra do seminário foi o Embaixador da República da Polônia no Brasil, Andrzej Braiter, que discursou na abertura do evento. Também esteve presente o Cônsul Geral da República da Polônia em São Paulo, Jacek Such. O Fórum do Comitê de Cultura da Paz é organizado algumas vezes por ano e é um evento que chama a atenção da elite de cientistas e intelectuais de São Paulo, como um importante local de diálogo entre culturas e entre religiões.

107º Fórum do Comitê de Cultura da Paz em homenagem a Irena Sendler