O mais alto reconhecimento da comunidade cientifica e acadêmica para 6 pesquisadores judeus

Seis pesquisadores de origem judaica, sendo dois israelenses, foram distinguidos nesta terça-feira com o mais alto reconhecimento da comunidade cientifica e acadêmica.

O físico belga François Englert compartiu com o britânico Peter Higgs o Prêmio Nobel de Física 2013 por ter postulado a existência da partícula subatômica conhecida como “Bóson de Higgs”. Englert, com 80 anos, é um sobrevivente Holocausto, casado com uma israelense, Professor Emérito da Universidade de Bruxelas e Pesquisador da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Tel Aviv, entre outras designações.

Os americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman, juntamente com o alemão Thomas C. Südhof receberam o Prêmio Nobel de Medicina 2013 por revelarem como as células organizam seu sistema de transporte vesicular. O estudo revelou os princípios que determinam como as moléculas produzidas por células que são transportados em pequenos sacos chamados vesículas e são entregues “no lugar certo na hora certa”. O entendimento deste sistema é vital para um diversos processos fisiológicos e defeito no transporte vesicular também é uma característica comum de distúrbios neurológicos e imunológicos, tais como a diabetes.

O austríaco Martin Karplus, o sul africano Michael Levitt e o israelense Arieh Warshel são os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2013, pelo desenvolvimento de modelos multiescala de sistemas químicos complexos. Martin Karplus nasceu em 1930, em Viena, e Professor Emérito, nos Estados Unidos, a Universidade de Harvard. Levitt, nasceu em 1947 em Pretória, viveu na Grã Bretanha e fez Aliah, adquirindo cidadania israelelnse e coordenou estudos no Instituto Weizman, hoje centraliza suas pesquisas na Universidade de Stanford. Warshel nascido em 1940 em Sde Nahum, Israel, trabalha na Universidade do Sul da Califórnia, Los Angeles. Na década de 1970 os pesquisadores premiados fundaram a base dos programas poderosos que são usados ​​para entender e prever os processos químicos, alguns modelos de computador que reproduzem a vida real e se tornaram um dos mais cruciais para a química de hoje.

O prêmio de Literatura será ununciado na quinta-feira, o da Paz na sexta e o de Economia na próxima segunda.