Os encontros são abertos ao público e acontecerão no Shopping Higienópolis, todas as segundas-feiras de novembro, a partir do dia 4

Pelo terceiro ano consecutivo, a Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis recebe, em todas as segundas-feiras de novembro, o 3º Ciclo de palestras com sobreviventes do Holocausto. Os encontros são gratuitos, abertos ao público, e tem início no dia 4, sempre às 19h30.

Durante as palestras, o público terá a oportunidade de ouvir os depoimentos e conversar com os já raros sobreviventes do massacre.

O primeiro encontro acontece no dia 4 de novembro, com Julio Gartner. De origem polonesa, Julio passou por cinco campos de trabalho forçados, entre eles o de Paslow – o mesmo que viria a ser retratado no filme A lista de Schindler. Sua vida deu origem ao filme Sobrevivi ao holocausto, que tem estreia nos cinemas prevista para 2014.

No dia 11, o encontro será com Nanette Koning, ex-colega de Anne Frank no colégio e, posteriormente, no Campo de Bergen Belsen, onde ficou presa após ser transferida do campo de Westerbork, na Holanda.

No dia 18, será a vez de Michel Dymetman, polonês vitimado pela participação francesa no Holocausto. Prisioneiro nos campos de concentração da França e da Bélgica, Michel foi escravo num dos piores campos de trabalhos forçados, o Ebensee, na Áustria. É o autor do livro Anos de luta – relatos de um sobrevivente do Holocausto.

No dia 25, a palestrante será Rita Braun. De origem polonesa, logo no começo da guerra Rita fugiu para a Rússia; mas precisou voltar, algum tempo depois, para o lado alemão, onde viveu escondida com sua mãe, fingindo ser cristã para sobreviver. É autora do livro Fragmentos de uma vida.

A curadoria e a mediação dos eventos será feita por Marcio Pitliuk.

Marcio é escritor, cineasta e especialista em Holocausto. Escreveu os livros Marcha da Vida e 100 anos de imigração judaica do leste europeu. Como cineasta, idealizou o filme Marcha da Vida e dirigiu o longa metragem Sobrevivi ao Holocausto.