O tema do seminário foi: “Terrorismo na Indústria do Turismo e Eventos de Grande Porte”

fernandoacadepol

Nesta última quinta-feira (17), no auditório da Academia de Polícia do Estado de São Paulo – Acadepol, foi realizado Seminário “Terrorismo na Indústria do Turismo e Eventos de Grande Porte”.

Na cerimônia de abertura foram executados os hinos das três Nações, Estados Unidos, Israel e Brasil.

A temática escolhida vem sendo amplamente discutida na Acadepol, sobretudo em razão da proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo – 2014, razão pela qual o seminário contou com a presença de três palestrantes com vasto conhecimento na área.

O Diretor da Acadepol, Mário Leite de Barros Filho, deu inicio aos trabalhos agradecendo a presença de todos, destacando a importância do seminário e apresentando os ilustres convidados, Fernando Fainzilber, Assessor de Segurança da Federação Israelita do Estado de São Paulo e Peter Tarlow, representante do Consulado Americano; além do Delegado de Polícia e Professor da Acadepol Edson Luiz Bandan.

Fernando Fainzilber falou, mais especificamente, sobre “Terrorismo Religioso no Brasil”. Em sua explanação abordou diversas questões sobre terrorismo, especialmente no tocante a conceitos, recrutamento, motivação, público alvo e organização de células pelo mundo.

A seguir, foi a vez de Peter Tarlow, que falou sobre a preparação do aparato policial para o turismo, especialmente em grandes eventos. Destacou, ainda, fatores que envolvem atos terroristas: o ato necessita gerar muita publicidade; ser icônico, ou seja, acontecer num local de relevância para aquele povo, citou exemplo da Estátua da Liberdade ou Corcovado; matar muita gente; e, desestabilizar economicamente.

A terceira e última palestra foi ministrada pelo Delegado de Polícia e Professor da Acadepol Edson Luis Baldan, que discorreu sobre “Missão de Polícia Judiciária e Terrorismo”. Além de fazer referência a pontos do terrorismo propriamente dito, focou sua explanação na nova Lei 12850/2013, que trata sobre organizações criminosas, de modo a relacionar o tema proposto questões peculiares a nossa realidade.

Ao final de cada módulo, os policiais civis participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas por meio de questionamentos endereçados aos palestrantes.

fernandoacadepol02

Fonte e fotos: Acadepol