Em encontro com 45 jovens judeus em Montevidéu, Ami Mehl, do Ministério das Relações Exteriores de Israel, afirmou que o Estado judeu “está disposto a mudar o paradigma das relações com a Diáspora, passando de um diálogo entre Estados para um diálogo entre as pessoas”.

O encontro, promovido pelo Grupo de Novas Gerações do Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) em parceria com a chancelaria israelense, reuniu de 2 a 4 de novembro na capital uruguaia jovens de nove países e discutiu temas da agenda internacional judaica. Do Brasil, participaram Leslie Sasson Cohen e Fabio Milman, com o apoio da Conib, além de Fabio Szperling, Luciana Brajterman, Raphael Cyjon e Simone Finzi.

“Esses encontros são fundamentais para a troca de informações e de conhecimento entre as comunidades judaicas latino-americanas”, disse Leslie Cohen. “Pudemos conhecer a realidade das comunidades de Uruguai, Argentina, Equador, Chile, Costa Rica, Colômbia e Paraguai e conversar com lideranças comunitárias, empresariais, políticas e religiosas, além de representantes de Israel”.

Ela explicou a importância do evento: “Quanto melhor nos conhecermos e entendermos as questões que nos afetam como judeus, melhor será a nossa articulação para respondê-las, de modo individual ou coletivo. Trocar informações e experiências é sempre produtivo”.

Também estiveram no encontro Floriano Pesaro, vereador paulistano; Luis Lacalle, senador, ex-presidente e líder da oposição uruguaia; Daniel Olesker, ministro de Desenvolvimento Social uruguaio; Alberto Couriel, senador do Uruguai. “Foi muito bom o debate deles sobre a contribuição judaica para a política nacional”, relatou Fabio Milman.

“Os jovens não são apenas o futuro das comunidades, eles fazem parte do presente, e como tal, devem participar da liderança da comunidade”, afirmou Saúl Gilvich, secretário-geral do CJL.

cjl

Fonte: Conib e CJL