caioajcmiami

O jornalista brasileiro Caio Blinder foi um dos convidados especiais do Foro Estratégico para Líderes de Comunidades Ibero americanas do American Jewish Committee (AJC) realizado no último final de semana em Miami (EUA).

Ao lado dos jornalistas Fabian Perechodnik, da Argentina, Maruja Tarré, da Venezuela, Hassan Nasser e Marcos Peckel, da Colômbia, Caio Blinder discutiu com um público de cerca de 300 judeus latino-americanos residentes na Flórida a turbulência do Oriente Médio e seu impacto na América Latina.
Durante o final de semana, o novo mapa geopolítico e seus ecos no continente foram discutidos por líderes de comunidades da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Portugal e Venezuela, além de convidados norte-americanos.
Mario Fleck e Ricardo Berkiensztat representaram a Federação Israelita do Estado de São Paulo na ocasião.
O evento foi encerrado com a participação do Diretor Executivo do AJC, David Harris, que alertou para o perigo do acordo firmado entre os países que compõem o grupo 5+1, capitaneados pelos Estados Unidos e o Irã. “Quando você tem um sócio não confiável você costuma pagar ele por performance e nunca adiantado. O que estão fazendo com o Irã é temerário”, disse Harris,
Para Mario Fleck “estes encontros são válidos para troca de informações e por uma reflexão coletiva a cerca dos acontecimentos envolvendo Israel e as comunidades da diáspora”.