FISESP PROMOVE SEMINÁRIOS EM SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO PARA DISCUTIR ISRAEL COMO ESTADO DEMOCRÁTICO E JUDAICO

Nas últimas duas semanas, a Fisesp promoveu três seminários para debater o tema de “Israel como Estado Judaico e Democrático”. Foram dois seminários em São Paulo e um no Rio de Janeiro, em parceria com a Fierj. Todos com apoio da Conib.

Como parte de uma política de aproximação de Israel com a Diáspora judaica, o governo israelense, através da Ministra de Justiça, Tzipi Livni, encomendou ao JPPI (Jewish Policy Planning Institute) um estudo para saber o que os judeus das principais comunidades do mundo pensam sobre temas e dilemas enfrentados atualmente em Israel, particularmente sobre o desafio de ser, simultaneamente, um Estado judaico e democrático.

JPPI
A partir da esquerda: Alberto Milkewitz, diretor institucional da Fisesp, Avinoam Bar-Yosef, Avi Gil e Michael Herzog, na Hebraica, em São Paulo

A Fisesp, através de seu presidente e de seu diretor institucional, mantém um contato permanente com o JPPI, um dos mais importantes think tanks do mundo judaico e, em virtude desse relacionamento, foi convidada a trazer esta discussão para o Brasil. O principal objetivo da iniciativa é permitir que Israel leve em conta a opinião da comunidade judaica local em futuras legislações que, em determinadas circunstâncias, poderão afetar a todos os judeus.

Dos encontros realizados em São Paulo, participaram líderes de diferentes entidades e variadas idades, rabinos como Samy Pinto, Ruben Sternchein e Adrian Gottfried, o Cônsul de Israel Yoel Barnea, acadêmicos como Samuel Feldberg e o ex Chanceler do Brasil, Celso Lafer. No Rio, o encontro contou com uma presença significativa de jovens de movimentos juvenis, bem como figuras como Paulo Geiger, o cônsul honorário de Israel, Osias Wurman e vários acadêmicos locais.

A partir desses seminários, a Fisesp esta elaborando documentos que sumarizam as opiniões levantadas – algumas bastante divergentes e conflitantes – pelas lideranças de todos os setores comunitários.