O American Jewish Committee (AJC), criado em 1906 por um pequeno grupo de judeus americanos profundamente preocupado com pogroms contra os judeus russos, determinou que a melhor maneira de proteger populações judaicas em perigo seria a de trabalhar em prol de um mundo no qual todos os povos sejam reconhecidos com respeito e dignidade. Mais de cem anos depois, o AJC prossegue os seus esforços relacionados aos Direitos Humanos para promover uma sociedade democrática e pluralista, onde todas as minorias são protegidas.

Entre os dias 2 e 4 de abril, representantes do AJC visitaram São Paulo e Brasília e foram acompanhados pelo vice presidente executivo da Federação, Ricardo Berkiensztat. A comitiva foi formada pelo presidente do AJC Stanley Bergman, das diretoras Marion Bergman e Dina Siegel VannEstavam e da representante no Brasil, Muriel Asseraf.

As visitas começaram pelo Itamaraty, onde foram recebidos pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado. A agenda da comitiva continuou com um encontro na Embaixada de Israel no Brasil, onde foram recebidos pelo embaixador Rafael Eldad.

Em São Paulo o cronograma foi dividido em três etapas, na parte da manhã os integrantes se encontraram com Sergio Fausto, diretor executivo do IFHC e cientista politico para uma conversa sobre politica e sociologia. Num encontro descontraído, assuntos como Copa do Mundo e o relacionamento entre Brasil-EUA não ficaram de fora da pauta. Aproveitaram a visita também para conhecerem sobre a estrutura da instituição.

Em seguida, foram recepcionados pelo grupo de vereadores que, a convite da Federação Israelita, participaram do Projeto Interchange, promovido pela AJC que levou nove vereadores à Israel em novembro do último ano e, como forma de retribuir toda a estrutura dada a eles durante os cinco dias de viagens foram convidados para um almoço na câmara dos vereadores.

Entre os presentes estavam, o presidente da Câmara José Américo do PT, os vereadores Floriano Pesaro e Coronel Telhada do PSDB, Paulo Fiorilo e Antônio Donato do PT e Ary Friedenbach do PROS.

Por fim, os membros da comitiva se encaminharam para um encontro no Instituto Lula, onde foram recebidos pelos responsáveis por tratar de assuntos de política externa e Africa.

ajcministro
Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado recebe comitiva do AJC.
ajccamara
Presidente da Câmara Municipal de SP, José Américo com os representantes do AJC.