O político e diplomata israelense Danny Ayalon veio a São Paulo como convidado para a abertura da campanha de captação de recursos da Congregação Beth-El. Ayalon foi embaixador de Israel nos EUA, de 2002 a 2006, e vice-ministro das Relações Exteriores de Israel, de 2009 a 2012.

Ele também veio promover o projeto The Truth About Israel, uma empresa sem fins lucrativos que busca educar e treinar sobre temas ligados a Israel, usando as mais recentes técnicas de relações públicas e de mídia para promover a imagem do Estado judeu e combater as campanhas de deslegitimação. Com as diretorias da Conib e da Fisesp, Ayalon tratou, entre outros temas, da tradução deste material para o português, prevista para ocorrer até o final de 2014.

Em encontro com a mídia judaica, o israelense elogiou a “força da comunidade judaica em São Paulo, muito bem integrada na sociedade maior e com um perfil religioso multifacetado”.

Sobre a produção de Hasbará [diplomacia pública], ele afirma que, no século 21, essa tarefa é da sociedade civil. “Deixada a cargo do governo, a burocracia a faria morrer”.

“Após 25 anos no corpo diplomático, estou hoje na iniciativa privada, mas achei fundamental manter o projeto”. Ele explica a razão: “Em 1993, após os Acordos de Oslo, a OLP foi legitimada e não mais considerada uma organização terrorista. O problema é que os palestinos continuaram a vilanizar Israel. O impasse do processo de paz faz parte da estratégia palestina de ‘terrorismo político’, ao recusar o reconhecimento da autodeterminação dos judeus. Assim, precisamos deixar ainda mais claro por que estamos lá: 1) Israel pertence aos judeus, e os judeus pertencem a Israel; isso é um fato histórico; 2) queremos a paz; já fizemos muitas concessões; 3) para tal, precisamos ser pró-ativos, usando as mídias sociais”.

A pró-atividade já mostra efeitos: o vídeo “The Truth about Refugees” [A verdade sobre os refugiados] causou alvoroço no mundo árabe; mais de 10 mil artigos foram publicados a respeito. A série de vídeos criada por ele, “The Truth About”, foi traduzida para 12 línguas e vista por milhões de pessoas. Ela procura apresentar fatos e deixar que o internauta chegue a suas próprias conclusões. Escolas nos EUA e África do Sul já usam os vídeos em sua grade curricular. Não há cobrança de direitos autorais.

Ayalon é conhecido por trabalhar intensamente com as redes sociais. Foi eleito pela Jewish Telegraphic Agency como o político israelense mais influente no Twitter, onde tem 31 mil seguidores. No Facebook, tem 53 mil seguidores.

Como vice-ministro das Relações Exteriores, fez uma visita oficial ao Brasil, em 2012, e encontrou, entre outros, o vice-presidente Michel Temer.

Fonte: CONIB