Cerca de mil pessoas fizeram uma caminhada silenciosa de cerca de 2 km, até o Cemitério Israelita do Butantã
Cerca de mil pessoas fizeram uma caminhada silenciosa de cerca de 2 km, até o Cemitério Israelita do Butantã

Com cerca de mil participantes e a presença maciça da juventude judaica, a Federação Israelita do Estado de São Paulo, realizou neste domingo, 27 de abril, a “11ª Marcha da Vida Regional”, que este ano teve como tema “Somos todos sobreviventes do Holocausto!”.

O evento, realizado na semana em que se comemora o Dia do Holocausto (Yom Hashoá), é inspirado na “Marcha da Vida Mundial”, que acontece anualmente na Polônia, neste mesmo período, e reúne participantes do mundo todo para fazerem o mesmo percurso realizado pelos judeus em direção às câmaras de extermínio entre os campos de concentração de Auschwitz e Birkenau.

Vestidos de branco e portando faixas e bandeiras, líderes comunitários e religiosos, membros dos movimentos juvenis, alunos e professores de escolas judaicas e sobreviventes do Holocausto fizeram uma caminhada silenciosa de cerca de 2 km, até o Cemitério Israelita do Butantã, onde aconteceu um ato solene.
“É importante que a data seja destacada para que a juventude conheça o desastre que assolou o povo judaico. A minha experiência no campo de concentração foi muito forte e para me recuperar dos efeitos do Holocausto passei três anos em um sanatório”, destacou a holandesa Nanette Konig, que passou por um dos campos de concentração e foi a única sobrevivente de sua família.

“Como testemunha viva desta tragédia prometi a mim mesmo que se sobrevivesse contaria ao mundo tudo o que vi, e de como um regime igual ao de Hitler pode conduzir o destino do mundo. A existência de Israel é a nossa resistência. Com Eretz Israel somos livres, independentes e iguais a todos os povos. Israel é nosso futuro, nossa pátria e nossa segurança”, declarou Ben Abraham.

Henry Gherson, coordenador da Área de Juventude da Fisesp falou sobre a temática desta edição: “buscamos reunir toda a comunidade em torno de um ato central, o tema ‘Somos todos sobreviventes do Holocausto!’ foi trabalhado com as escolas e movimentos juvenis previamente e hoje os participantes puderam deixar suas mãos marcadas com tinta em uma faixa com esses mesmos dizeres”.

“Lamentamos que ainda hoje vejamos episódios parecidos no mundo inteiro contra outras etnias e que ainda haja pessoas que neguem o Holocausto e tentem reconstituir a história. Tudo isso serve também como elemento de educação para que futuras gerações procurem entender o que ocorreu e o que tem que ser feito para que isso jamais se repita”, destacou Mario Fleck. “Estamos falando de um episódio que aconteceu há 70 anos. Os sobreviventes são centenas, mas como eles têm cerca de 80, 90 anos, é importante que aproveitemos o testemunho dessas pessoas enquanto ainda for possível. Depois a memória será mantida com uma vasta documentação, uma imensidão de documentários, fotos, provas e depoimentos.”, complementou o presidente da Fisesp.

A 11ª Marcha da Vida Regional foi realizada pela Federação Israelita do Estado de São Paulo com apoio da Sociedade Cemitério Israelita de São Paulo, Marcha da Vida Brasil e Sherit Hapleitá do Brasil.

Sobreviventes homenagearam as vítimas do Holocausto com a primeira tocha.
Sobreviventes homenagearam as vítimas do Holocausto com a primeira tocha.
vela02
Dirigentes acenderam a segunda tocha.
vela3
Rabinos marcaram a presença e acenderam a terceira tocha
vela4
Educadores acenderam a quarta tocha
vela5
Voluntários da segurança acenderam a quinta tocha
vela6
Junto de uma sobrevivente, movimentos juvenis acenderam a sexta tocha