Nessa nublada manhã, alunos do Ensino Fundamental e Médio se reuniram para relembrar um passado histórico muito sombrio, e honrar os seis milhões de judeus assassinados pela barbárie nazista.

O espaço pouco iluminado foi palco de uma emocionante e necessária homenagem. Houve o acendimento de seis velas,“Nerot Zikarón” (Velas da Lembrança), cada uma representando um milhão de judeus que foram mortos por sua condição judaica. As velas foram acesas por alunos de todas as séries: diferentes gerações e histórias de vida, um só povo.

Nesse Ato Solene, os alunos de dança do Peretz também prestaram suas homenagens. Eles foram ao palco lembrar o pedagogo Janusz Korczak e sua tão tocante devoção às crianças. Os dançarinos representaram os mortos, expressaram o horror da vida no campo de concentração, a dor pelos feridos e assassinados e a luta até as últimas consequências pela sobrevivência.

Apesar das infinitas possibilidades da crueldade humana mostradas durante o Holocausto, cá estamos: persistimos, resistimos, existimos. Am Israel Chai!

Pertez

Fonte: Blog do Peretz