Atletas dos Jogos Macabeus serão presenteados com certificados de plantio de árvores em Israel

O Keren Kayemet LeIsrael – KKL Brasil e o Macabi Brasil acabam de firmar uma parceira pioneira em nosso país, para que cada atleta participante dos 1º Jogos Macabeus Escolares Pan Americanos “Guiora Esrubilsky”, realizados de 30 de abril a 04 de maio, na A Hebraica de São Paulo, seja presenteado com um Certificado referente ao plantio de uma árvore em Israel, especialmente produzido pelo KKL para homenagear os atletas Macabeus.

Para incentivar ainda mais a parceira entre ecologia e esporte, será plantado em Israel um pequeno bosque em homenagem à todos participantes do evento esportivo com uma placa registrando a homenagem no Bosque Brasil em Modiim.

A ideia surgiu durante as últimas Macabíadas em Israel, em Julho de 2013, quando Daniel Bialski, presidente dos Jogos Macabeus Escolares Pan Americanos e Marcelo Schapo, diretor executivo do KKL Brasil, acompanhavam a delegação brasileira júnior em Netanya.

“Em cada passeio que os atletas faziam, os guias sempre tinham algo a comentar sobre o KKL, um dos maiores patrocinadores do evento. Foi então que surgiu a ideia de realizar uma ação conjunta no Brasil, afinal de contas, se uma entidade cuida do planeta e da ecologia, e a outra estimula a saúde e o bem estar das pessoas, podem se complementar e gerar uma fantástica sinergia Sionista”, declarou Marcelo Schapo.

Ao retornar ao Brasil o projeto foi apresentado aos presidentes Avi Gelberg, do Macabi Brasil e Abramo Douek, de A Hebraica São Paulo, que imediatamente apoiaram a iniciativa.

“Foi muito emocionante observar que os filhos de todos os envolvidos no projeto (Daniel Bialski, MarceloSchapo, Avi Gelberg e Abramo Douek, já participaram ou estão participando pela primeira vez de um evento Macabeu. A ação também vai homenagear Guiora Esrubilsky Z”L, um grande amigo Macabeu e exemplo de líder comunitário”, complementou o diretor do KKL.

Os Jogos Macabeus Escolares Pan Americanos, tem como objetivo fortalecer, integrar e prestigiar as escolas judaicas e despertar nos alunos o espírito Macabeu. O evento contará com a participação de 900 atletas de sete estados brasileiros e também da Argentina.