Em carta ao presidente Associação Israelense de Futebol, Joseph Blatter reafirma o compromisso da instituição na luta contra a discriminação e o racismo em todas as suas formas.

blatter

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, enviou uma carta a Avi Luzon, presidente da Associação Israelense de Futebol, na data de recordação das Vítimas do Holocausto (Iom Hashoá), em que “reafirma o compromisso” da instituição “na luta contra a discriminação e o racismo em todas as suas formas”. “Neste dia especial para seu país e nação, em nome da comunidade internacional de futebol, gostaria de expressar minha sincera simpatia para as famílias das vítimas do Holocausto, bem como a minha admiração por todos aqueles que lutaram contra tal mal e resistiu bravamente”, escreveu Blatter. “Setenta anos depois dos crimes hediondos cometidos contra o povo judeu, a FIFA e o sua presidência continuam empenhados na luta contra o racismo e a discriminação em todas as suas formas, uma posição honrada em nosso estatuto social”, acrescenta .

Blatter diz que está “firmemente convencido de que o futebol, com sua incrível capacidade de quebrar barreiras e aproximar os povos, é uma das forças mais poderosas para fazer o bem. Por esta razão, eu também estou comprometido com o desenvolvimento do futebol mundial, afim de liberar este imenso potencial entre todas as pessoas”, conclui.

Israel celebrou o Dia do Holocausto com atos oficiais e as sirenes de ataque aéreo pararam o país, por um minuto, em uma das datas mais solenes do calendário nacional definida uma semana antes da data de constituição do Estado judeu, uma comemoração que nos países ocidentais tem lugar em 27 de Janeiro, instituido pela ONU em 2005, aniversário da libertação de Auschwitz pelas tropas soviéticas.

Fonte: firs.org.br