Liderança judaica recebe Tombini, presidente do BC, em evento dos 55 anos da Câmara Brasil Israel

Tombini Cambici

Para marcar seus 55 anos de atividade, a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, promoveu em 6 de maio encontro com o presidente do Banco Central do Brasil, ministro Alexandre Tombini. Participaram cerca de 150 pessoas, entre autoridades, CEOs e presidentes de entidades, empresários, formadores de opinião e lideranças da comunidade judaica.

Tombini traçou um panorama sobre as perspectivas da economia brasileira. “Neste momento de transição da economia mundial, gostaria de ressaltar que o Brasil está preparado: temos vários indicadores que atestam isso. O Banco Central tem trabalhado para que a inflação permaneça sob controle e convirja para a meta. Em momentos de desafio, é preciso uma autoridade monetária que permita que os empresários desempenhem seus negócios em um cenário de estabilidade”. Segundo ele, o potencial de crescimento do país pode subir de 1,5 a 2 pontos porcentuais se os investimentos forem feitos “de forma inteligente”, sobretudo para atacar os gargalos em infraestrutura.

Jayme Blay, presidente da Câmara, vê com otimismo o futuro das relações comerciais entre Brasil e Israel: “Trabalharemos com afinco para torná-las cada vez mais fortes. Desde sua fundação, em 1959, a Câmara vem conquistando prestígio e credibilidade por suas atividades de matchmaking. Somos pioneiros e protagonistas nessa longa relação entre os dois países e corresponsáveis pelo crescimento e aprofundamento das relações comerciais e culturais”.

Mario Fleck, vice-presidente da Câmara, presidente da Rio Bravo Investimentos e da Federação Israelita do Estado de São Paulo, questionou como seria uma hipotética gestão de Tombini como ministro da Fazenda, no caso de um segundo mandato de Dilma Rousseff. “Estou tentando extrair algo na sua pergunta passível de resposta”, brincou Tombini. “Quanto mais estabilidade o governo oferecer, do Ministério da Fazenda ao Banco Central, melhor. É isso que o poder público deve oferecer. Nós nunca vamos substituir vocês [empresários] nos investimentos.”

Os convidados foram presenteados com a Edição 2014 do Anuário da Câmara Brasil Israel, que tem como tema “Rumo ao Futuro”. A versão digital também pode ser acessada em www.cambici.org.br e o aplicativo para tablet estará disponível ainda este mês na Apple Store e Google Play.

Além da mídia judaica, estiveram presentes jornalistas da TV Globo, das agências internacionais EFE, Reuters, Bloomberg, Dow Jones, além de Agência Brasil, Agência Estado, Folha de S. Paulo, Valor Econômico, Brasil Econômico, G1 e portal Terra, que transmitiu o evento ao vivo.

Fonte: Conib.org.br