Uma Sessão Solene em comemoração ao Dia da Recordação dos Heróis e Mártires da II Guerra Mundial 

foi realizada nesta terça-feira (13/5) no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal, iniciativa do vereador Gilberto Natalini (PV) em conjunto com as entidades Sherit Hapleitá, B’nai B’Rith do Brasil e UNIBES. Durante o evento, representantes do Exército, Aeronáutica e FEB foram homenageados.

A solenidade foi coordenada por Ben Abraham, presidente da Sherit Hapleitá do Brasil e vice-presidente da Organização Mundial dos Sobreviventes do Holocausto. “Quero através do meu testemunho, conscientizar, principalmente as novas gerações, sobre como um regime totalitário e inescrupuloso pode influenciar o destino do mundo, inclusive da sua própria nação”, afirmou.

Natali lembrou que além dos judeus, as minorias, como ciganos, negros e homossexuais, também foram mortas pelo regime nazista e alertou a juventude para que não permita que a luta contra esse mal seja em vão. “Usem toda sua capacidade para construir o bem, para dar continuidade à luta desses sobreviventes. Esse ato de lembrança e homenagem é também um ato de vigilância, para que a convivência construtiva, de solidariedade e tolerância aconteça nesta cidade e neste país tão complexo”, disse.

A Sessão Solene contou com a presença de alunos das escolas públicas e judaicas e autoridades das Forças Armadas, além da Banda do Exército. Na ocasião, sobreviventes do Holocausto acenderam seis velas em memória dos seis milhões de judeus que pereceram.

Parte - Dentro