O rabino e professor David Weitman, da Sinagoga Beit Yaacov da Congregação e Beneficência Sefaradi Paulista, vai aproveitar a Copa do Mundo no Brasil para falar de espiritualidade e promover valores humanitários universais. Ele terá um programa no Youtube, de 18 episódios, onde usará o futebol como metáfora.

Em tom leve e bem humorado, o rabino traça um paralelo entre a prática esportiva e comportamentos universalmente desejáveis, abordando questões como colaboração e espírito de equipe, lealdade, disciplina, foco, confiança, paciência e respeito. O rabino contou que o futebol é algo que as pessoas podem aproveitar para esse tipo de companheirismo.

— O globo terrestre é uma bola e nossa missão na Terra é justamente levantar essa bola e melhorar a humanidade através de ações, táticas e estratégias que minimizem as injustiças, a miséria, as desigualdades, a competição destrutiva e a inveja. O futebol pode nos dar muitas lições nesse sentido. Assim como numa partida, na vida nós também temos de perseguir um objetivo, usando todas as nossas forças positivas.

A ideia do projeto Rabino na Copa surgiu depois que colegas e alunos o convenceram de que a notoriedade da Copa do Mundo poderia ser uma grande ocasião para mostrar os princípios espirituais que ensina em sua sinagoga.

— Vamos aproveitar que nessa época está todo mundo falando sobre futebol, todo mundo feliz e com um pouco mais de tempo, pra falar de espiritualidade e alimentar a alma através dos canais na internet.

Os programetes terão conteúdo universal e irão ao ar semanalmente no Youtube. Para saber mais sobre a ideia, clique aqui.

rabinonacopa