Um grande evento nesta quarta-feira11 de junho, no Centro da Cultura Judaica,  marcou o encerramento do Programa de Capacitação em Gestão, realizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), em parceria com o Instituto GESC.

O inédito programa,   foi lançado em outubro de 2013 com apoio do Instituto Cyrela, e com a proposta de oferecer às entidades da comunidade judaica capacitação em gestão para que aumentem a sua eficiência e promovam a sustentabilidade na execução de sua missão social, além de estabelecer um processo de certificação que facilite a captação de recursos na comunidade.

“Este foi o primeiro projeto do Gesc em parceria com a Federação Israelita e foi extremamente importante para nós o fato de podermos trabalhar com uma comunidade e não com uma empresa. A integração entre as  organizações teve um peso muito grande, apesar de fazer parte de uma comunidade, muitas delas desconheciam o que as outras faziam. Essa troca deexperiência e conhecimento foi um enorme ganho. Pudemos ajudar muito, mas também aprendemos bastante, declarou o professor Alfredo dos Santos Junior,diretor executivo do Instituto Gesc.

Daniela Karmeli, do Grupo Chaverim, destacou os benefícios em participar do Projeto “ Esta foi uma  grande oportunidade de participar de um curso de gestão de organizações sociais com todo um conteúdo organizado que nos ajuda a pensar no planejamento estratégico de forma a potencializar todo o nosso trabalho.”

Em clima de festa e união, o evento de encerramento contou com a participação de representantes da Fisesp,  do Gesc, do Instituto Cyrella, bem como das 14 entidades judaicas  que fizeram parte do programa de capacitação. Também estiveram presentes os rabinos Michel Schlesinger, da CIP, Moti Begun, do Gani e Sami Pinto, do Iavne.

“A responsabilidade de qualquer entidade filantrópica em relação ao uso dos recursos, é mais importante do que de uma empresa privada. A obrigação moral de qualquer organização é aplicar os  recursos que ela obtém, e que são escassos,  sem o direito de errar.  E posso dizer que  moralidade e judaísmo conversam muito.  Boa parte desses consultores que colaboraram nesse projeto não são judeus e ficaram encantados em ver como as pessoas seaproximaram e  como todos avançaram muito em técnicas de gestão. Estamos absolutamente convencidos do sucesso do Projeto”, frisou Aron Zylberman, ex-presidente do Gesc e diretor executivo do Instituto Cyrela.

Para o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Mario Fleck,  a iniciativa foi muito relevante. “Este projeto buscou capacitar as instituições e os profissionais que trabalham na gestão das instituições da comunidade, de uma ampliação dequalidade, competência e performance, de modo a valorizar a profissão de administrador das nossas Ongs e ao mesmo tempo aumentar a eficiência delas, de modo a administrar bem os fundos que são difíceis de serem levantados”.

“Pelo feedback do Gesc e das entidades, posso aprovar que o projeto foi um grande sucesso. Demos um salto qualitativo na capacidade de gestão das entidades para assumirem e desenvolverem a sua missão. Também vale destacar a  grande integração e sinergia entre os participantes”, finalizou o diretor da Fisesp, Rubem Duek, um dos idealizadores dessa iniciativa.

gescencerramento