Com as inscrições rapidamente esgotadas, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), por meio da Área da Terceira Idade, realizou no dia 01 de setembro, no Ten Yad, o 9º Seminário da Terceira Idade.

DSC04552[1]

O evento, cujo tema foi “Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios”, aconteceu pelo nono ano consecutivo, com a proposta de capacitar e reciclar profissionais e voluntários da área, buscando a continua melhoria dos serviços oferecidos a esta crescente faixa etária, que é grande, e tende a crescer, como mostram todos os organismos de pesquisa nacionais e mundiais.

A mesa de abertura contou com a presença do presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, do rabino David Weitman, dos vereadores Gilberto Natalini e Floriano Pesaro, do coronel Rubens Casado, do Conselho Municipal do Idoso, e do casal Miriam e Ben Abraham, ambos sobreviventes do Holocausto e que receberam uma placa em sua homenagem.

Em seus discursos, todos destacaram a importância de que a cidade de São Paulo esteja preparada para acolher a população de idosos que é cada vez maior e mais longeva. Também foram levantados fatores com a solidão e o sedentarismo, que fazem o idoso adoecer.

O presidente executivo da Fisesp destacou o momento delicado pelo qual a comunidade judaica vem passando com o recrudescimento do antissemitismo. “Entidades da comunidade judaica como Ten Yad, Unibes, Hospital Albert Einstein, Lar das Crianças da CIP e OAT trabalham em prol da comunidade maior. Esta é a nossa resposta: trabalhar, estudar e fazer o bem, tendo como foco a Tzedaká, que é a justiça social”, destacou.
Com 90 anos de idade, e dificuldade para se locomover, BenAbraham e sua esposa Miriam relataram os horrores sofridos durante o Holocausto e pediram o engajamento de todos para que contem a seus filhos, netos e bisnetos sobre este negro período da história.

DSC04559[2]

“Este Seminário cujo tema é Envelhecimento no Século XXI e nossos Desafios” tem um diferencial quando falamos de nossos desafios, por que chamamos para nós e nos incluímos nesses desafios. A velhice é algo muito novo na evolução da nossa sociedade, as pesquisas nesse campo não tem mais de 50 anos, mas as pessoas idosas de hoje são a vanguarda da revolução da longevidade, anunciando uma transformação de toda a estrutura social. Desde que a Federação começou a trabalhar pela terceira idade, foram criadas várias leis e ações, mas muito ainda tem que ser feito pelos idosos”, destacou a coordenadora da Área da Terceira Idade da Fisesp, Sueli Schreier.

A programação contou com a participação de renomados professores e doutores especialistas em suas áreas de atuação, que discutiram temas como: Envelhecimento nos século XX e XXI – cenário sócio cultural e nossos desafios, Epidemologia do Envelhecimento, Processo de Implementação do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Empreendedorismo na Maturidade e Direito das Pessoas Idosas. Também foram apresentadas experiências inovadoras como o projeto Reinventando a Vida – Grupo de conversa para pessoas a partir dos 50, Cohousing – design universal inclusivo, Testamento Vital – Diretivas Antecipadas de Vontade dos Pacientes, além de uma conversa com a idealizadora do filme Graypower – “Branco, prata e outros tons”.

O 9º Seminário de Capacitação de Dirigentes Profissionais e Voluntários da Terceira Idade foi realizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo, com parceria do Ten Yad e apoio da Congregação Israelita Paulista (CIP), Sociedade Israelita Albert Einstein e Unibes.

DSC04547[1]