Nesta próxima semana, teremos uma situação inusitada. Nossa Prefeitura resolveu oficialmente apoiar um evento de uma semana que¸ a princípio, pode parecer uma atitude de grandeza de nossas autoridades executivas. Entretanto, ao examinarmos o evento em questão, a I Semana e Fórum de Solidariedade ao Povo Palestino, que acontecerá entre os dias 29 de Novembro e 07 de Dezembro, estaremos diante de mais um despreparo de nosso governo executivo.

Todos sabemos que existe uma questão séria no Oriente Médio e que ela deve ser abordada e que as necessidades do povo palestino devem ser acolhidas e encaminhadas. Longe de nós ignorarmos os anseios de um povo.

Entretanto, especificamente, no que tange aos temas, debates e aulas sugeridas para o fórum da semana em questão, o que se evidencia é a demonização do Estado de Israel, transformando este fórum numa semana de ódio e intolerância.

Nossa prefeitura está apoiando um evento que incita a intransigência, que dissemina inverdades e alardeia o ódio, descaracterizando o conflito da região.

Seria extremamente enriquecedor se nosso prefeito, imbuído de um espírito pacificador, até mesmo misericordioso, resolvesse apoiar um Fórum que abordasse verdadeiramente a questão do povo palestino. Desde que ele tivesse a consciência de verificar seus parceiros e se certificar sobre a lisura de suas intenções.

Se os organizadores tivessem convidado interlocutores que promovessem o diálogo e a tolerância, agentes interessados em construir pontes de escuta mútua para a viabilização da um caminho de paz, de uma possibilidade de um futuro de dois estados com dois povos vivendo de suas culturas e tradições, aí sim, todos apoiaríamos.

Mas, o que veremos não é isso, e é por este motivo que tenho que expressar minha revolta hoje aqui!

Será que já nos tornamos tão levianos que damos a chancela de nossa cidade para qualquer? Será que não nos importa fazer o discurso do ódio? Será que aprendemos com o prefeito e sua claque o discurso da massa intolerante?

A cidade de São Paulo é majestosa e diversa demais para se limitar a ouvir um lado só de uma questão.

Sim, queremos solidariedade ao povo palestino, mas não admitimos que a questão remeta à demonização do Estado de Israel e de seus cidadãos.

Nossa cidade e, com certeza, o povo palestino e o povo israelense merecem mais.

Floriano Pesaro
Sociólogo e Vereador. Deputado Federal eleito (PSDB-SP).

Confira o discurso na íntegra: