CHAI DENTRO II

A edição deste ano do Vida-Chai, promovido pelo departamento de Ação Social da CIP, foi realizado no início de novembro no Campo de Estudos Fritz Pinkuss, em Campos do Jordão, e marcou o 18º aniversário do projeto. Em uma de suas maiores edições, contou com a participação de 166 idosos de cinco entidades de longa permanência – Casa da Divina Providência, Lar do Outono, Instituição Nossa Senhora das Mercês, Sanatório Santa Cruz e o Recanto de Repouso Sakura Home – e do Centro de Convivência Idade Feliz.

No período da manhã, após serem servidos com chá e lanche, os idosos participaram de uma atividade de alongamento apropriada para a terceira idade e que foi conduzida por uma fisioterapeuta. Em seguida, o grupo acompanhou as apresentações de dança israelense feita pelas voluntárias do Clube das Vovós Lotte Pinkuss e de dança típica japonesa feita por idosos do Recanto de Repouso Sakura Home. Para encerrar as atividades da manhã, todos participaram de um grande baile sertanejo que integrou com muita alegria todos os participantes.

Após o o almoço, servido para os idosos e os convidados do projeto, o chazan (cantor litúrgico) da CIP, Avi Bursztein, e o maestro Thelmo Cruz conduziram uma animada tarde musical. Os idosos aplaudiram e se emocionaram com as músicas judaicas, nacionais e internacionais.

Antes de retornarem à suas instituições, um gostoso lanche da tarde foi servido e cada participante recebeu das mãos das voluntárias kits com produtos de higiene, camisetas de manga longa, e gorros, cachecóis e mantas de crochê confeccionados especialmente para eles pelas voluntárias da Costura da Boa Vontade, grupo de voluntárias da terceira idade que confeccionam roupas e mantas para serem doadas a entidades assistenciais e comunidades de vulnerabilidade social. Os representantes de cada instituição receberam roupas, mantas de crochê e produtos de higiene para entregar aos idosos que não puderam participar do encontro.

Juliana Cintra, primeira-dama do município de Campos do Jordão e presidente do Fundo de Solidariedade, esteve presente representando a Prefeitura. A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do município, Miriam Morgado, também esteve presente.

No dia seguinte ao projeto, as voluntárias visitaram quatro creches da periferia da cidade atendidas pela Prefeitura e promoveram brincadeiras e contação de histórias, serviram um lanche preparado especialmente por elas, e entregaram brinquedos novos a 260 crianças de quatro meses a seis anos de idade. Foram visitadas as creches Julio da Silva, onde o Vida-Chai mantém um parque infantil; Américo Guidoni; Sagrada Família, que sedia a Brinquedoteca Ieladim, mantida pela CIP; e a creche São Francisco.

De acordo com a coordenadora de projetos da CIP voltados para a terceira idade, Débora Sor, o Vida-Chai é um dos projetos mais importantes realizados pelo Depto.de Ação Social da Congregação. “Os idosos das instituições esperam o ano todo por este dia na sede da CIP em Campos. Eles sabem que vão passar um dia inteiro diferente da rotina das entidades onde residem. Colocam ‘a melhor roupa’ e recebem muito carinho, além dos produtos arrecadados pelas voluntárias e campanhas que a Congregação realiza com a ajuda de seus associados nas campanhas de tsedacá promovidas principalmente durante as festas judaicas”.

“Muitos são os problemas que sofre a periferia de Campos de Jordão. Por isso, contar uma história especialmente preparada para eles ou levar um brinquedo novo, um bolo e um lanche diferente para as crianças faz com que elas esqueçam por um momento suas sofridas realidades. Os idosos tem a oportunidade da integração com os de outras instituições, fazem novos amigos. Não é somente pela doação dos produtos, mas também o receber um abraço, um agradecimento por terem passado aquele dia todo na casa da Congregação. A maioria desses idosos foram retirados das ruas, são deficientes físicos ou mentais, e não são amparados por suas famílias”, explica a coordenadora.

Recentemente o Vida Chai foi estendido para o município de São Paulo e atenderá as crianças de dois meses a seis anos de idade da creche São Miguel, que atende moradores da Favela do Moinho e famílias que vivem em cortiços da região da Barra Funda e de Santa Cecilia. O local recebeu também uma biblioteca infantil e uma brinquedoteca, montadas pelas voluntárias e pelos apoiadores do projeto.

As crianças atendidas pelo projeto Ama, do Hospital Samaritano, que atende crianças em risco social e trabalha com elas a prevenção de doenças infantis, também receberão, ainda em 2014, os brinquedos novos arrecadados pelas voluntárias do Clube das Vovós Lotte Pinkuss.

Para conhecer melhor ou contribuir com os projetos de assistência social da Congregação Israelita Paulista, assim como tornar-se voluntário de um deles, entre em contato com o departamento de Ação Social através do email [email protected] ou do telefone 2808.6211.

Clique aqui e veja mais imagens desta edição do projeto Vida-Chai.