O chefe da Missão Econômica de Israel em São Paulo, Boaz Albaranes, ministrou nesta terça, 28 de abril, no clube A Hebraica em São Paulo, a palestra “Saiba como Israel pode nos ajudar contra a crise hídrica”.
O evento foi organizado pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo e da Conib, com apoio da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria.
Boaz destacou as diversas soluções adotadas em Israel para a preservação das fontes de água e detalhou o plano de gestão de água implantado pelo governo israelense, por meio do Conselho da Água, que conta com a participação de representantes de todos os ministérios, com poder de tomada de decisões. Eles concentram seus esforços no tratamento de efluentes, recuperação de poços contaminados e dessalinização de água salobra e marinha.
O país também é líder mundial em reciclagem de águas residuais, com mais de 65% do esgoto tratado e reutilizado para fins agrícolas, e pioneiro em irrigação por gotejamento.
O cônsul econômico de Israel abordou também os modelos disponíveis para ajudar o Brasil. Segundo ele, “podemos aumentar a cooperação, compartilhando nosso conhecimento na gestão dos recursos hídricos, exatamente no momento em que o Brasil passa por grave crise no abastecimento de água. O primeiro passo é reeducar a população e encontrar maneiras de superar os desafios”, destacou.

 

Missão economica_II