Dezesseis entidades judaicas se uniram para comemorar os 67 anos da Independência do Estado de Israel, com uma semana de atividades que aconteceu de 23 a 30 de abril, e marcou esta importante data com uma programação cultural e festiva.

Cerimonias de Shabat especiais, apresentações musicais e de danças, workshops, oficinas de arte, exposições, Shuk com especialidades da culinária judaica, Feira da Comunidade da Na’amat Pioneiras São Paulo, além de uma extensa programação cultural marcaram o evento União em Yom Ha’atzmaut, que resultou de uma parceria da A Hebraica, Agência Judaica, Arquivo Histórico Judaico, Beth- El, B´nai B´rith do Brasil, Congregação Israelita Paulista, CONIB, Consulado Geral deIsrael, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Fundo Comunitário, Israel Bonds, KKL Brasil, Lar das Crianças da CIP, Masa, Na´amat Pioneiras São Paulo, Unibes e WIZO São Paulo.

Um dos pontos altos da comemoração foi o Ato Solene organizado pelo Consulado Geral de Israel em São Paulo, emparceria com a Conib, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e A Hebraica, e que contou com a presença de autoridades políticas, religiosas e comunitárias, que juntamente com o grande público lotaram o Teatro Arthur Rubinstein de A Hebraica. O Ato Solene contou com apresentação do Coral e Orquestra da Unibes e da Orquestra de Violões da CIP.

“Em Israel, comemoramos o Yom Haatzmaut em um único dia. Fiquei realmente surpreso com a semana inteira de comemorações que tivemos no Brasil”, destacou o embaixador Reda Mansour.

Ainda para marcar o Yom Haatzmaut, a Comunidade Shalom, trouxe ao Brasil a cantora israelense Noa, que realizou um vibrante show para 600 pessoas.

 

Yom_II