Site_I

Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) comemorou o sucesso do concerto da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, que se apresentou no Teatro Alfa, em São Paulo,  no dia 03 de setembro, sob a regência do consagrado Maestro  Frédéric Chaslin e com solo do violinista israelense, Itamar Zorman.

 O programa, que arrancou aplausos efusivos da plateia,  incluiu Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart e o Concerto para Violino de Tchaikovsky com o qual o solista  Itamar Zorlan  conquistou a medalha de ouro do Concurso Tchaikovsky em Moscou, em 2011, com apenas 26 anos de idade.

 Antes do início do Concerto, o presidente da Fisesp, Mario Fleck, subiu ao palco e agradeceu a presença da Orquestra, do publico presente, bem como a generosidade dos patrocinadores. “A Orquestra de Jerusalém representa na musica clássica a melhor contribuição que Israel tem para oferecer ao mundo, assim como nos campos da ciência, tecnologia, democracia e no respeito aos direitos humanos. Que os movimentos de boicote a Israel consigam fazer algo melhor, e que o mundo perceba que precisa apoiar este pequeno país, que é a última fronteira entre a civilização e a barbárie”, destacou.

Além de São Paulo, a Orquestra Sinfônica de Jerusalém  também se apresentou  em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.

 Site_II Site_III

 

 

 

 

 

 

Orquestra Sinfônica de Jerusalém

Fundada em 1930 com o nome de Orquestra do Serviço de Radiodifusão Palestino, tornou-se Orquestra da Rádio de Israel a partir de 1948, data da independência do Estado de Israel. Adotou seu nome atual nos anos 1970, mantendo-se sempre ligada à Autoridade de Radiodifusão. Em sua condição de orquestra sinfônica da rádio, a maioria deseus concertos realizados em sua sede, Auditório Henry Crown, é gravada e transmitida para o público israelense.

A orquestra possui amplo repertório, do período clássico ao romântico, e tem promovido estreias mundiais de obras de compositores contemporâneos, além de interpretar obras de compositores israelenses desde sua fundação. Em 26 de janeiro de 2015, regida por Frédéric Chaslin, seu oitavo maestro titular, realizou concerto na UNESCO em Paris no 70º aniversário da libertação do campo de Auschwitz.

 

Frédéric Chaslin

Diretor musical e regente titular da Sinfônica de Jerusalém, Chaslin formou-se no Conservatório de Paris e no Mozarteum de Salzburg. Regente, pianista e compositor, iniciou sua carreira como assistente de Daniel Barenboim e, posteriormente, trabalhou com Pierre Boulez no Ensemble Intercontemporain. Dentre as orquestras que já regeu estão a Filarmônica deViena, a Manchester Hallé, a Sinfônica de Londres e a Philharmonia. Nos EUA, vem colaborando com o Metropolitan Opera e a Ópera de Los Angeles. Foi diretor da Ópera de Rouen, do Teatro Nacional de Mannheim e maestro residente da Staatsoper de Viena, dentre outras posições.

 

Itamar Zorman

Desde que venceu o Concurso Tchaikovsky em Moscou, em 2011, aos 26 anos, e solou ao lado da Orquestra Mariinsky regido por Valery Gergiev, o violinista nascido em Tel Aviv tem acumulado outros prêmios importantes e internacionalmente reputados, como a Avery Fisher Career Grant em 2013, e oBorletti-Buitoni Trust Award de 2014 (concedido por um júri do qual participou a pianista Mitsuko Uchida).

 

Nascido em 1985, na cidade de Tel Aviv, iniciou estudos de violino aos 6 anos no Conservatório de Música de Israel. Graduou-se em Música pela Academia de Música de Jerusalém, é Mestre em Música pela Juilliard School (2009), e na Escola de Música de Manhattan.  Itamar Zorman toca num violino Pietro Guarneri da coleção particular de Yehuda Zisapel eatualmente, é aluno de Christian Tetzlaff na Academia Kronberg.

Site_IV