Foi realizado no Rio de Janeiro o 11 º Confarad – Congresso Sefaradita, durante os dias 10 a 12 de outubro no Clube Israelita Brasileiro. Dentre os temas debatidos: a atual situação de Israel e suas relações internacionais, os sefaraditas e a globalização, a nacionalidade portuguesa e espanhola para os descendentes de sefaraditas e a situação mundial dos Bnei Anussim e sua relação com Israel.

A noite do dia 10 marcou o início da Sessão de Abertura do Congresso, com a presença do Embaixador da Espanha, Manuel de la Camara Hermoso, do Cônsul da Espanha no Rio de Janeiro, Manuel Salazar, do presidente do Confarad, Samuel Benoliel, do presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Paulo Maltz, e membros da equipe do Instituto Cervantes. Também esteve presente Arnaldo Niskier, membro efetivo da Academia Brasileira de Letras.

As autoridades participaram de um jantar em homenagem ao Embaixador de Israel Dr. Reda Mansour, que disse: “Apesar de druso, esta noite me sinto um judeu sefaradita, pois, como todos sabem, em Israel existe uma grande família de judeus sefaraditas com o sobrenome Mansour. Também servi dois anos na Embaixada de Portugal antes de me transferir a América Latina (…). Agradeço a relação próxima que tenho com a comunidade judaica sefaradita no Brasil”, finalizou o Embaixador.

No dia seguinte, durante sua palestra, o embaixador falou sobre a situação em Israel nos últimos dias com a recente onda de ataques terroristas palestinos em vários lugares do país. O embaixador também comentou sobre as atividades do governo israelense na luta contra o terrorismo e na retomada do diálogo de paz com o povo palestino.

Os Sefarditas são descendentes de judeus originários da Península Ibérica. Atualmente, a Embaixada de Israel está desenvolvendo um projeto que apresentará ao público a história dos judeus sefaraditas que emigraram dos países árabes. A exposição contará, em detalhes, a história dos refugiados. O projeto está em fase de produção e percorrerá grande parte das capitais brasileiras.

Reda Mansour_I