Claudio Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein e ex-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), recebeu nesta segunda-feira, 16 de novembro, o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo”, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa dos deputados Delegado Olim e Fernando Capez.

“Tive uma vida pautada por valores e ideais, e meu maior orgulho reside no seio da minha casa. Muitos se orgulham por sua formação acadêmica sofisticada, mas nenhum currículo atesta os valores e a qualidade de caráter que recebi na Faculdade Marcos e Cecília Lottenberg”, disse Lottenberg, em referência a seus pais.

Ao receber o Colar de Honra ao Mérito, ele destacou sua origem judaica e a importância da justiça social, um dos preceitos judaicos colocados em prática pelo Hospital Albert Einstein, que deu apoio, entre outros, ao Programa Fome Zero, à população afetada pelo terremoto, no Haiti, e no incêndio, em Santa Maria.

“Em nome da minha comunidade, da minha família, da sociedade paulistana e dos valores em que acredito, agradeço por esta homenagem. Acho que ela vem em um momento muito importante da minha vida e no contexto internacional. Na sexta-feira passada, fomos surpreendidos com um episódio dos mais tristes (os atentados terroristas em Paris). O que ocorreu na França acontece diariamente em Israel, um polo democrático, de incorporação tecnológica e uma referência mundial em termos de apropriação de conhecimento. E é em nome de Israel que também trabalhamos, pois hoje o antissemitismo vem maquiado de anti-israelismo”, finalizou o presidente do Einstein.

Os oradores destacaram o caráter, a inteligência, a capacidade retórica de Lottenberg, e de como a cidade de São Paulo tem orgulho de todas as suas realizações.

“Trabalhei durante 23 anos na Polícia, muitos deles na Divisão Antissequestros. Sentia uma alegria imensa cada vez que conseguia libertar um refém do cativeiro e entregá-lo com vida para sua família. Eu tinha a sensação de que estava salvando vidas, e é exatamente o que o Dr. Claudio faz todos os dias à frente deste grande hospital, que é o Albert Einsten”, destacou o deputado Delegado Olim.

O evento contou com a presença dos ex-governadores Alberto Goldman e Antônio Fleury Filho, o secretario de Estado do Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, o jurista Celso Lafer, a diretora do Instituto Lula, Clara Ant, o apresentador João Doria, o presidente da Academia de Medicina, José Roberto Baratella, o presidente do CRM, Braulio Lima Filho.

Lideranças da comunidade judaica também prestigiaram a homenagem: Fernando Lottenberg, presidente da Conib, Jack Terpins, Claudio Bobrow, Mario Fleck, Jayme Blay e o rabino David Weitman.

A sessão solene contou com apresentação musical do chazan Claudio Goldman que executou os hinos de Israel e do Brasil e a canção Yerushalaim Shel Zahav (Jerusalém de Ouro).