tiete_I

 

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Tietê recebeu a cerimônia de Chanuká, a Festa das Luzes Judaica, na praça Dr. Elias Garcia. O evento contou com bom público na tarde do último dia 13, para conferir a celebração conduzida pelo rabino Pesach Kaufman, da Sinagoga Ahavat Reim.

Além de judeus que vieram de São Paulo para a comemoração, a população local prestigiou o evento e saiu encantada com o significado de Chanuká. O candelabro chamado chanukiá foi colocado na praça no domingo, dia 6, quando suas velas, uma por dia, começaram a ser acessas até culminar com o acendimento das última vela na cerimônia realizada no último domingo. Depois da celebração, todos ainda puderam apreciar músicas e comidas típicas.

O prefeito Manoel David que é da religião judaica, explicou ao público o significado de Chanuká, como a resistência dos Macabeus sobre os Gregos e o Milagre das Luzes que se mantiveram acessas por sete dias apesar de o azeite encontrado no Templo Sagrado ser suficiente para apenas um dia.

O rabino Pesach Kaufman conduziu a cerimônia de acendimento da última vela de Chanuká e citou que o milagre da iluminação acontece a todo momento, mesmo nas coisas corriqueiras do cotidiano.
A edição 2015 da cerimônia contou com realização da Prefeitura de Tietê e da Sinagoga Ahavat Reim, apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo, Federação Israelita do Estado de São Paulo e Confederação

Israelita do Brasil (Conib) e patrocínio da Rhodiumix.

A comemoração de Chanuká integrou as atividades do #VemPraPraça 2015.

 

tiete_II tiete_III